entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

O Fiat Cronos Drive consegue ser o rei do custo benefício?

Uma versão acima da mais básica do sedã, configuração traz os equipamentos esperados para o segmento e alguns opcionais

28/05/2018 - Redação / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O segmento dos sedãs que não são nem compactos de entrada, nem médios, está vendo um crescimento no número de ofertas. Entre as principais adições, Fiat Cronos e VW Virtus. Aqui no iCarros você já viu a avaliação do Cronos mais completo – e caro, que compete bem com a opção da Volks. Mas e a versão Drive 1.3 manual, que é apenas uma acima da mais básica? Custando R$ 55.990, ele já mira modelos como Voyage, Logan e Prisma, em um mercado voltado ao custo benefício. Consegue entregar? Vamos mostrar primeiro o que ele traz e, depois, o que ele faz. Ao final, você verá qual é a configuração ideal de opcionais em nossa opinião.

Leia mais:
Veja todas as versões do Fiat Cronos
Confira a avaliação do Cronos Precision automático
Cronos Fire e Virtus Robust: como ficariam as versões “peladas”?

Primeiro: ele não custa exatamente R$ 55.990

O carro das fotos estava equipado com praticamente todos os opcionais. O que vem de série mesmo são itens como direção com assistência elétrica, ar-condicionado, ajuste de altura para o banco do motorista, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, volante com ajuste de altura, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.

Veja ofertas de Fiat Cronos perto de você

Mas tais itens vêm de série desde a versão mais básica, sendo que a Drive acrescenta ainda central multimídia cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes e display digital no painel de instrumentos com tela de TFT de 3,5 polegadas.

O carro das fotos tinha ainda os seguintes opcionais:
Cor: Branco Banchisa (R$ 500)
Kit Stile: Faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e banco traseiro bipartido (R$ 2.990)
Kit Parking: Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré (R$ 1.600)
Kit Convenience: Repetidores de seta nos espelhos, espelhos elétricos, vidros elétricos traseiros e rebatimento automático do espelho quando em marcha ré (R$ 1.990)
Alarme antifurto: (R$ 650)
Preço total do carro testado: R$ 63.720

Assim, para você ter um Cronos Drive pelo preço básico anunciado, você precisa encontrar um na cor Preto Vesúvio (única que não tem acréscimo de preço) e abrir mão de diversos itens de conveniência.

Aos números

Com o segmento de sedãs compactos em constante ebulição, é sempre importante saber o que o Cronos oferece, afinal, espaço conta pontos em um carro de proposta familiar como no caso de um três volumes.

Simule aqui o valor da mensalidade de seu próximo carro

Ao contrário do Virtus, o Cronos não teve seu entre-eixos alongado em relação ao seu respectivo hatch, o Fiat Argo. Assim essa medida permaneceu em 2,51 m. O sedã tem ainda 4,36 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,51 m de altura. O porta-malas consegue acomodar 525 litros de bagagens.

Motor e câmbio

Na versão Drive, o Cronos traz motor 1.3 8V Firefly flex capaz de gerar até 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque rodando com etanol. Nessa configuração, a única opção de câmbio é manual de cinco velocidades. Há ainda a versão Drive GSR, que tem câmbio automatizado de cinco marchas, mas custa R$ 60.990, ou R$ 5 mil a mais.

Dirigindo

Um dos itens mais interessantes do Cronos é seu visual. Bem equilibrado, traz linhas fluídas na carroceria e disfarça bem o terceiro volume. Na frente, a grade, o capô e o para-choque são específicos do sedã, o que lhe confere uma cara diferenciada e mais agressiva que o Argo, por exemplo.

Por dentro, mesmo nessa versão que é praticamente a básica, o carro traz um painel atraente, com linhas que convergem para o centro e controles bem dispostos. Os materiais escolhidos, apesar de serem de plástico, agradam aos olhos e ao tato. A montagem também não tem falhas.

Atrás, sim, ele fica devendo em espaço para pernas no banco traseiro na comparação direta com o Virtus, mas fica dentro da média da categoria. Três adultos de até 1,80 m conseguem se acomodar por lá sem muito incômodo.

E guiando? Primeiro fica o parabéns à Fiat pelo acerto de suspensão do Cronos. Mesmo nessa versão mais em conta, o sedã conta com o mesmo nível de conforto das configurações mais caras, filtrando bem os buracos. No passado, os carros da marca também tinham essa característica, mas o acerto era molenga e os carros adernavam bastante em curvas durante as mudanças de direção. Junto ao bom isolamento acústico, o carro é confortável de se guiar.

Hoje, esse problema foi sanado e, quando puxado a uma condução mais extrema, o Cronos está demonstrando um comportamento mais “alemão”, por assim dizer. Mostra pouco rolamento de carroceria e uma tendência de sair de frente no limite, algo comum hoje, pois é fácil de corrigir a trajetória, basta tirar o pé do acelerador.

Vale também um elogio à direção. Com a assistência elétrica, pode-se ter algo próximo ao esforço zero durante as manobras e o ganho de resistência conforme a velocidade sobe ocorre de maneira natural e pouco perceptível. No entanto, o feedback da direção parece bem artificial.

Quanto ao motor, o pequeno 1.3 cai bem ao sedã. Por ser 8V, entrega boas doses de torque em baixas rotações, que é o que você vai usar mais passando pelo tráfego urbano. Sim, tem um pouco de perda em altas rotações na comparação com modelos 16V, mas estamos falando de uma situação já próxima da faixa vermelha do conta-giros. No demais, é silencioso e cômodo de usar.

O câmbio tem engates leves, mas longos e nem tão precisos assim e eu tive que gastar um tempo para pegar o ponto de arrancada da embreagem. Demorou para eu conseguir efetuar trocas sem dar trancos ou arrancar no farol sem queimar embreagem ou o com a rotação muito baixa.

Conclusão:  O Cronos Drive é mesmo um sedã que acerta em cheio na hora de atrair quem busca o custo benefício. Seu preço está dentro da média do mercado, mas ele supera alguns rivais em termos de visual e acabamento. Além de ter conforto e acerto de carro mais caro. O único negativo real a ser apontado é não ter o vidro elétrico traseiro de série e, para tê-lo, você precisa adqurir um kit de quase R$ 2.000 trazendo também os espelhos elétricos.

Configuração iCarros: Se você quiser apelar mesmo para usabilidade e custo benefício, recomendamos ficar apenas com o Alarme e o Kit Parking, o que deixaria o preço em R$ 58.740, fora a sua opção de cor.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.