entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

O que é e como funciona o freio ABS?

Obrigatório no Brasil desde 2014, os freios com sistema antitravamento salvam vidas

12/06/2020 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

Desde o dia primeiro de janeiro de 2014, em virtude das legislações estabelecidas no Inovar-Auto, os freios ABS se juntaram aos airbags duplos como itens obrigatórios para todos os carros vendidos ou fabricados no Brasil. O sistema antitravamento ABS é um item de segurança importante que salva vidas diariamente. E você pode nem notar que ele está atuando.

Leia mais:
+ O que é piloto automático, ACC e limitador de velocidade?
+ Protetor de cárter: preciso instalar no meu carro?
+ Conheça prós e contras dos tipos de lavagem automotiva

Visto até então apenas em carros importados, o sistema de freio ABS equipou um carro produzido no Brasil pela primeira vez em 1991 com o Volkswagen Santana, chegando depois ao Chevrolet Ômega. Veja a seguir como funciona o sistema e tire todas as suas dúvidas.

O que é ABS?
É um sistema eletrônico complementar ao sistema de freio que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca de emergência. Seu nome vem da sigla em inglês para Antilock Braking System.

No painel do veículo, o ABS é identificado por um luz amarela que traz exatamente a sua sigla. Quando ligar o carro e a luz acender e logo em seguida se apagar, significa que o sistema está em perfeito funcionamento. Contudo, caso ela permaneça ligada, um problema no sistema pode estar ocorrendo.

Como funciona o ABS?
Usando sensores, o sistema monitora a velocidade nos pneus e, ao identificar que a frenagem causará o travamento de uma ou mais rodas, ele consegue atuar de forma independente em cada um para evitar que isso ocorra.

O freio aplica pressão e solta continuamente durante alguns segundos, pinçando o disco ou o tambor, dependendo do sistema.  Isso tudo é feito de maneira muito rápida a fim de evitar que as rodas escorreguem no asfalto e, consequentemente, aumente o tempo de frenagem. Mas ele só entra em ação ao pisar no pedal do freio com força.

O que acontece quando o ABS funciona?
Ao entrar em ação, a principal característica do ABS sentida pelo motorista é uma trepidação no pedal do freio e um barulho mais forte vindo do pedal. Então não se assuste se o pedal vibrar em frenagens fortes, pois é o sistema atuando.

Se isso não ocorrer, significa que o ABS não agiu pois a velocidade não era suficiente, mas de qualquer forma ele segue monitorando a velocidade nas rodas.

+ Check-up iCarros: o novo aplicativo de cuidados com o carro

Quais são as vantagens do ABS?
Além de evitar que as rodas travem, o sistema permite que o condutor mantenha o controle da direção para fazer manobras. Ou seja, é possível girar o volante e desviar de obstáculos enquanto o sistema atua para parar o carro, freando sem perder o controle.

Outra vantagem é o menor tempo e a menor distância de frenagem - já que as rodas não travam, o carro não desliza ou derrapa por perder contato/atrito com o solo. E sua eficiência ocorre mesmo em pisos com baixa aderência com areia, grama ou asfalto molhado.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.