entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

A história do Fiat Tempra que levou Ayrton Senna ao pódio

Modelo foi o primeiro Safety Car da história das corridas de F1 no Brasil e fã restaurou uma unidade para ação na F1

18/11/2021 - Leonardo Marson e Luiz Felipe Chaguri/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Uma das cenas mais icônicas da história do esporte a motor brasileiro é Ayrton Senna sendo resgatado pelo Safety Car após a vitória no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 1993.

Após a invasão do público à pista do Autódromo de Interlagos, um Fiat Tempra, usado como carro de segurança naquela prova, resgatou o piloto, levando-o ao pódio.

O modelo estava presente ao circuito paulistano no GP de São Paulo de F1, em uma ação realizada para celebrar o legado de Ayrton Senna. Marcos Alexandre Ferrari Jr, egresso do Instituto Ayrton Senna, exibiu um capacete do ídolo e a bandeira brasileira na volta do carro a Interlagos.

Mas, se hoje causa estranheza um modelo nacional como Safety Car de uma corrida da F1, em 1993 fazia todo sentido, ainda mais se considerarmos seus dados técnico.

O Tempra 16V foi lançado naquele GP, e se tornou o primeiro carro brasileiro com quatro válvulas por cilindro. O modelo saía de 0 a 100 km/h em 10,54 segundos, e tinha velocidade máxima de 191,5 km/h.

O veículo foi reformado por Ivan Gusmão, que atualmente mora em Itabuna, na Bahia, e que encontrou o carro, bastante descaracterizado, em um desmanche na cidade de São Roque, no interior paulista. Gusmão pagou R$ 2.500 e gastou mais de R$ 7.000 apenas com a documentação, sem contar o trabalho de reforma do modelo.

“Reformei ele do zero. Mandei fazer artesanalmente todos os giroflex pois não existiam mais do mesmo modelo”, comentou Gusmão, em entrevista ao site especializado em automobilismo F1Mania. Ivan também está escrevendo um livro sobre o carro, chamado A Saga do Fiat Tempra Safety Car 93.

Vale lembrar ainda que o Tempra 16V pode ser considerado um dos primeiros veículos usados como Safety Car na F1. A figura deste carro só passou a ser adotada nos anos 1990. “Em 93 as regras de entradas do carro foram ampliadas e seguem até os dias de hoje. Então, o Tempra é o ‘pai’ dessas Mercedes Safety Car de hoje”, completou Brandão.

Não houve confirmação da FIAT se a unidade reformada é a mesma da que foi utilizada na F1 em 1993, mas o mais importante foi que o passeio do Tempra no templo de Interlagos emocionou os fãs brasileiros na arquibancada.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.