entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Conheça o primeiro Audi trazido ao Brasil por Ayrton Senna

Piloto completaria 61 anos neste 21 de março; em 1994, Senna acelerou o Audi S2 em Interlagos e carro ainda impressiona

21/03/2021 - Rodrigo França / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Ayrton Senna é considerado o melhor piloto de todos os tempos, com suas vitórias, poles e recordes marcando uma era de ouro do automobilismo para os brasileiros.  

O tricampeão mundial de F1 completaria neste 21 de março 61 anos de idade e, para fazer uma homenagem ao paulista, o iCarros produziu um material inédito sobre uma atuação de Senna no setor automotivo: a chegada da marca Audi ao Brasil. 

Para isso, nada melhor que apresentarmos o primeiro modelo que chegou a nosso País e foi apresentado pelo próprio piloto em 1994 a jornalistas especializados no autódromo de Interlagos: o Audi S2. 

Revelamos esta história no mês passado, quando a própria Audi levou o carro ao Hotel Unique Garden, durante o lançamento do novo A4 e A5 Sportback: 

+ Audi S2 e Senna: uma história inédita revelada após 27 anos

Agora, no aniversário de 61 anos de Ayrton Senna, vamos mostrar os detalhes deste S2, que é histórico não apenas por ser o primeiro Audi importado ao Brasil, mas também por ter sido pilotado pelo próprio piloto em Interlagos. 

Assim, vale um esclarecimento: este carro, trazido pela Senna Import, não é de propriedade atual da família Senna. Ele é de um colecionador que prefere ficar no anonimato. Mas, como um bom apaixonado por carros históricos, ele permitiu que a gente visse de perto esta preciosidade. 

Confira o vídeo:

Este teste aconteceu justamente no auge da fama do piloto, em 1994. Naquela época, a Senna Import estava trazendo a marca Audi para o Brasil.  

E a revista Quatro Rodas topou colocar o S2 na capa – desde que Ayrton Senna fizesse a avaliação do carro. E de preferência no estilo digno de um tricampeão mundial de F1: acelerando forte em Interlagos! 

O piloto, claro, topou o desafio. Mas esta história acabou ficando desconhecida do público porque a capa, que sairia em maio de 1994, foi cancelada após o acidente fatal de Senna no GP de San Marino, em 1º de maio daquele ano. 

A comoção nacional era tamanha com a tragédia que a revista preferiu engavetar a matéria. E ela só foi revelada agora, 27 anos depois, por conta de uma ação especial da Audi no lançamento de seus novos modelos A4 e A5 Sportback, em 2021. 

Os jornalistas da revista na época, Eduardo Pincigher e Douglas Mendonça, ajudaram a localizar o carro. E eles estiveram também no evento da Audi no Hotel Unique Garden onde o S2 foi exibido com exclusividade para a imprensa.  

Este modelo da Audi conta com 230 cavalos de potência, que poderiam ser transformados em 255 cavalos graças ao overboost.  

A velocidade máxima atingida no teste foi de 239 km/h. Mas o grande atrativo do S2, conforme o próprio Ayrton definiu, era a tração permanente nas quatro rodas. A tecnologia quattro, da Audi, é até hoje um importante diferencial da marca alemã. 

Detalhe é que no dia da reportagem em 1994 uma leve garoa em Interlagos ajudou a evidenciar esta poderosa tração durante o teste para a revista. 

Outra curiosidade é que neste dia Senna aproveitou o autódromo vazio para fazer uma brincadeira típica de piloto: andar na contramão do circuito de Interlagos. Já imaginou Ayrton Senna acelerando fundo para descer a reta dos boxes e chegar em alta velocidade na Curva da Junção?  

Pois quem viu esta história de perto garante que foi incrível – algo que o próprio administrador do autódromo naquela época, Edgard Mello Filho, conta até hoje! 

Naquele dia em Interlagos, Senna também elogiou bastante o conforto do veículo, que aliás chama a atenção de quem entra no modelo mesmo 27 anos depois.  

Ver de perto que esta história está tão bem preservada em um carro com apenas 100.000 quilômetros rodados em todos estes anos foi um verdadeiro privilégio para este repórter – que tenta aqui dividir com vocês esta emoção. E, claro, dar de presente aos fãs mais uma história do ilustre aniversariante deste 21 de março. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.