entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ferrari comemora 90 anos com festa na Itália

Scuderia foi fundada em 1929 por Enzo Ferrari e vive momento de reação na F1 após vitória de Charles Leclerc em Spa

04/09/2019 - Rodrigo França / Fotos: Ferrari Media / Fonte: iCarros

Na Itália, ser tifosi (fã da Ferrari) é praticamente uma religião. Como o mais fanático dos torcedores, eles comemoram com euforia os bons momentos e sofrem de forma dramática nas crises. E foi justamente com este clima que a principal praça de Milão, a Duomo, foi tomada por milhares de pessoas vestindo vermelho, a cor oficial da equipe italiana. O motivo: a celebração dos 90 anos de história da escuderia mais famosa do mundo.

Toda temática para 2019, por sinal, está preparada para a comemoração deste marco de nove décadas de competição. O público teve contato com carros de diversas épocas e também com os pilotos titulares: o tetracampeão mundial Sebastian Vettel e o monegasco Charles Leclerc. O jovem talento proveniente da Academia de Pilotos da Ferrari vem de vitória no último domingo em Spa-Francorchamps, indicando uma possível reação da Scuderia no campeonato.

Por falar em novatos, o evento em Milão também teve a presença dos jovens talentos da FDA (Ferrari Driver Academy), como o filho do heptacampeão mundial Michael Schumacher, Mick Schumacher, que corre na F2. Um brasileiro também foi destaque entre os pupilos da tradicional equipe italiana: Enzo Fittipaldi, atual campeão da F4 Italiana e vice da F3.

“É uma honra estar comemorando com a Ferrari os 90 anos de história aqui em Milão e tenho muito orgulho de carregar o nome Enzo em homenagem ao Comendador”, diz o neto de Emerson Fittipaldi. Seu avô foi bicampeão mundial de F1, mas nunca guiou pela Ferrari, embora estivesse próximo de algum acordo nos anos 1970.

Brasil e Ferrari: vitórias

A história de vitórias brasileiras é bem extensa com a Ferrari, como Rubens Barrichello e Felipe Massa – que também marcou presença na Itália na comemoração dos 90 anos da Ferrari.

A partir de quinta-feira, as comemorações serão concentradas em Monza, onde será disputado o 70º GP da Itália. O público em Milão foi à loucura assim que os organizadores anunciaram a renovação do contrato da pista com a F1 até 2024.

Talvez você se interesse por:
Fórmula 1 anuncia recorde de corridas na temporada 2020
Fórmula 1: classificação, calendário e principais notícias de 2019
O dia em que Senna pilotou um McLaren com motor Lamborghini

Com tanta tradição, a Scuderia Ferrari larga mais uma vez como favorita. Em pista de alta velocidade como Spa, até mesmo os adversários reconhecem: os italianos devem ser imbatíveis neste final de semana.

“Será difícil alcançar a Ferrari em Monza. Acho que os fãs vão ficar felizes”, brincou Lewis Hamilton na coletiva de imprensa após o GP da Bélgica. “Com certeza é uma motivação extra e precisamos deste resultado para seguir em reação”, concordou Vettel.

Nova versão de motor em Monza

Apesar de já ter a vantagem de velocidade nas retas, a Ferrari anunciou que trará mais um “upgrade” para seu motor em Monza. No ano passado, Kimi Raikkonen estabeleceu a volta mais rápida da história da F1 ao registrar média horária de 263,5 km/h – batendo um recorde que já durava uma década, de Juan Pablo Montoya com a Williams.

Por falar em quebra de recordes, desde 2010 a Ferrari não vence em Monza – naquele ano, Fernando Alonso emplacou a vitória. Mas, no que depender do histórico italiano em momentos especiais, vale a pena prestar a atenção em Vettel e Leclerc no final de semana.

Afinal, em 1988, no ano perfeito do “time dos sonhos” da McLaren de Ayrton Senna e Alain Prost, foi justamente em Monza onde Gerhard Berger conquistou a única vitória que escapou das mãos do brasileiro e do francês. E a festa da insana torcida italiana ficou ainda mais completa com Michele Alboreto na dobradinha.

Poucos dias antes, Enzo Ferrari havia falecido e o time queria homenageá-lo com a vitória mais importante do ano, justamente correndo em casa. A julgar pelo desempenho de Leclerc em Spa, 2019 tem tudo para também ser marcado pela invasão dos tifosi na pista comemorando a vitória no GP da Itália de F1.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.