entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

GP do Brasil de F1 tem emoção até mesmo depois da corrida

Verstappen vence em dia de pódio inédito com Gasly em 2º e Sainz em 3º; Motor Honda dominou o GP em Interlagos

18/11/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Rafa Catelan / Fonte: iCarros

O GP do Brasil de F1 foi um dos mais emocionantes da temporada 2019 e teve vitória de Max Verstappen, piloto da Red Bull. O holandês dominou o final de semana sendo o mais veloz nas três partes do classificatório e mantendo a ponta na corrida na maioria das voltas.

Mesmo com um pit-stop mais rápido da Mercedes de Lewis Hamilton, o piloto britânico não conseguiu atrapalhar o domínio do motor Honda durante a corrida no domingo. Pierre Gasly conseguiu seu melhor resultado na F1 com um segundo lugar pela Toro Rosso.

Melhores destaques para você:
+ Fórmula 1 2019: Classificação e Calendário
+ F1: Hamilton pode bater 4 recordes de Senna e 8 de Schumacher
+ Fórmula 1 de 2021 estreia na pista com novos pneus Pirelli
+ Fórmula 1 anuncia recorde de corridas na temporada 2020
+ Fórmula 1 do futuro: novos carros estreiam em 2021
+ Fórmula 1: como o pit stop mudou para sempre a categoria

O terceiro lugar no pódio foi conquistado por Lewis Hamilton na pista, mas os comissários puniram o britânico após a cerimônia de pódio e Carlos Sainz ficou oficialmente com o troféu.

Safety Car trouxe ainda mais emoção

Com várias entradas de safety car, a prova foi interrompida em seu momento-chave no abandono de Valtteri Bottas na volta 53 com problemas no motor. Com isso, a Mercedes blefou no rádio chamando Hamilton para os boxes, o que fez com que a Red Bull também chamasse Verstappen.

O holandês entrou no pit, enquanto Hamilton permaneceu na pista. Com a saída do safety car, não demorou muito e Verstappen logo reassumiu a liderança por ter pneus bem mais novos que o britânico.

Alexander Albon, que era o terceiro com a outra Red Bull, também aproveitou o bom desempenho do motor Honda e tentou passar Hamilton. Foi aí que houve o toque entre os dois e Pierre Gasly aproveitou para assumir a segunda posição. Hamilton ainda permaneceria em terceiro, mas seria punido em 5 segundos justamente por esse toque.

Festa particular da McLaren no pódio

A punição para Hamilton foi oficializada assim que o britânico deixava a sala de coletiva de imprensa em Interlagos. A McLaren comemorou que Sainz subiria de quarto para terceiro, mas os comissários analisavam ainda o piloto espanhol por um possível uso irregular de asa móvel aberta (DRS) sob bandeira amarela, justamente no momento em que Bottas havia abandonado.

Após muita espera, o terceiro lugar de Sainz foi oficializado e todos da equipe correram para fazer uma festa privada no pódio, resultado este que não vinha para a equipe inglesa desde o GP da Austrália de 2014, quando Kevin Magnussen e Jenson Button estiveram juntos no pódio.

Sainz subiu no pódio com o troféu em uma das mãos, enquanto a outra segurava uma garafa de champagne e outra de cerveja. Uma comemoração bastante especial para o seu primeiro pódio na categoria e que veio justamente em uma corrida que o piloto da McLaren largou da última colocação.

Trapalhada da Ferrari

Lutando para conseguirem estar no pódio, Charles Leclerc e Sebastian Vettel se tocaram e a crise da Ferrari aumentou ainda mais com o abandono dos dois carros. O alemão tinha largado em segundo, mas o rendimento no domingo era bem abaixo do que ele tinha mostrado no dia anterior.

O roteiro para Leclerc era o contrário, com o monegasco largando em 14º e vindo de uma sequência impressionante de ultrapassagens na primeira parte da prova. Leclerc chegou a passar Vettel, mas na tentativa de troco foi que houve o toque próximo da Descida do Lago.

O incidente ainda foi investigado pelos comissários, mas nenhum dos dois pilotos foram punidos.

Outros destaques da corrida

A Alfa Romeo conseguiu seus melhores resultados do ano no GP do Brasil. Kimi Raikkonen foi o quarto colocado e Antonio Giovinazzi fechou em quinto lugar. A equipe voltou para a categoria justamente em 2019, substituindo a Sauber.

Daniel Ricciardo conseguiu um sexto lugar que parecia impossível com a Renault, principalmente depois de rodar em um incidente com Magnussen, da Haas, ainda nas primeiras voltas. O australiano rodou, mas voltou para a corrida fez uma boa recuperação.

O público em Interlagos também foi um dos grandes destaques do final de semana com o maior público do GP do Brasil desde 2001. Foram registradas mais de 158 mil pessoas em Interlagos somando os três dias de evento em São Paulo.

Homenagem a Ayrton Senna

O público que encheu as arquibancadas ainda pôde ver um show especial na pista. Duas horas antes da corrida, Bruno Senna fez uma exibição com a McLaren MP4/4, carro com que Ayrton Senna conquistou seu primeiro título mundial de F1 em 1988. A ação fez parte das homenagens de 25 anos do legado do piloto.

Bruno ainda pegou uma bandeira do Brasil durante sua apresentação e emocionou os presentes em Interlagos. Foi a primeira vez que o MP4/4 andou na pista de Interlagos, já que o GP do Brasil na época era disputado no Rio de Janeiro.

Classificação do campeonato após 20 das 21 corridas:

1) Lewis Hamilton, 387 pontos

2) Valtteri Bottas, 314 

3) Max Verstappen, 260 

4) Charles Leclerc, 249 

5) Sebastian Vettel, 230 

6) Pierre Gasly, 95 

7) Carlos Sainz Jr., 95 

8) Alexander Albon, 84 

9) Daniel Ricciardo, 54 

10) Sergio Pérez, 46 

11) Lando Norris, 45 

12) Kimi Räikkönen, 43 

13) Nico Hülkenberg, 37 

14) Daniil Kvyat, 35 

15) Lance Stroll, 21 

16) Kevin Magnussen, 20 

17) A.Giovinazzi, 14 

18) Romain Grosjean, 8 

19) Robert Kubica, 1 

20) George Russell, 0

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.