entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Hamilton x Verstappen: de quem é a culpa pela batida?

Os argumentos de cada lado em um acidente que será lembrado para sempre na história da F1

19/07/2021 - Maria Clara Castro e Luiz Felipe Chaguri/ Foto: Jiri Krenek / Fonte: iCarros

O circuito de Silverstone recebeu no último fim de semana a 10ª etapa da F1 e foi palco do teste de um novo formato para a categoria. Porém, apesar da novidade, o que mais chamou atenção não foi o Sprint Qualifying, mas o incidente envolvendo os pilotos que disputam a liderança do campeonato: Max Verstappen e Lewis Hamilton. 

Nas duas primeiras posições do grid estavam justamente os dois rivais e uma batida ainda na primeira volta criou a grande polêmica: de quem foi a culpa pela batida. 

Listamos os motivos para você decidir, se é que realmente existe vilão e bonzinho nessa história.  

A culpa foi do Hamilton? 

Se você acha que a culpa foi do Hamilton, ligue para....Poderia realmente ser um “Você decide”, mas na opinião de Verstappen não tem nem o que Hamilton argumentar. 

Para Verstappen a punição de 10 segundos para Hamilton foi muito fraca pelo que a manobra ocasionou.  

“Estou feliz por estar bem. Foi um impacto e tanto de 51G. Estou muito desapontado por ter sido retirado da corrida assim. A penalidade dada não nos ajuda e não faz justiça ao movimento perigoso de Lewis na pista. Assistir às celebrações quando ainda estava no hospital foi um comportamento desrespeitoso e antidesportivo, mas seguimos em frente. Obrigado por todas as mensagens”, disse o holandês nas redes sociais. 

Verstappen teve alguma culpa? 

Hamilton lembrou da célebre frase de Ayrton Senna (“If you no longer go for a gap which exists you are no longer a racing driver”) ao comentar o acidente e explicar o motivo dele ter tentado aquela ultrapassagem naquele ponto da pista. Segundo ele, o holandês também não aliviou.  

“Eu fui em direção ao espaço (gap), eu estava na metade do traçado e se não um pouco mais e colidimos. Essas coisas acontecem. Não me arrependo em termos de "sinto que cometi um erro?". Isso é corrida, estamos correndo em alta velocidade e você nunca vai acertar sempre”, disse Hamilton.  

“Eu não acho que hoje foi 100% culpa de uma pessoa porque são duas pessoas (envolvidas), então são necessários dois para se enrolar e são necessários dois para fazer as escolhas que fazem. Não vou dizer quem é mais culpado e quem não é, estamos correndo. Ganhei a penalidade e só precisava continuar meu trabalho. Você não deve parar, apenas continue, nunca desista e foi isso que eu fiz”, completou o britânico, que lamentou o fato de Verstappen ter ido ao hospital por conta do acidente. 

O que realmente aconteceu e ninguém vai mudar 

A curva Copse, local da batida, é de alta velocidade, o que implica em uma desaceleração forte quando acontece um toque entre pilotos neste trecho da pista.  

Hamilton tentou ultrapassar Verstappen, mas o posicionamento dos carros não favoreceu nenhum dos dois pilotos.  

O holandês abandonou a corrida após seu carro parar na barreira de pneus, sofrendo o impacto de 51 G (força da gravidade) - o acidente de Grosjean no ano passado foi de 54 G.  

Hamilton acabou punido com 10s, mas com uma boa estratégia e pilotagem ao melhor estilo do heptacampeão, conquistou a vitória do Grande Prêmio da Grã-Bretanha ao ultrapassar Charles Leclerc nas voltas finais.  

A disputa pelo campeonato agora está bem acesa. Verstappen é o líder com 185 pontos e Hamilton é o vice-líder, distante em apenas 8 pontos. No Mundial dos Construtores, a Red Bull lidera com 289 pontos, seguida pela Mercedes, que após o triunfo de Hamilton na última corrida e a 3ª posição de Bottas, está com 285 pontos. 

Depois de um fim de semana movimentado como este, perguntas naturalmente surgem. Será que Hamilton consegue a liderança ou Verstappen ainda terá o campeonato em suas mãos?

E quanto à terceira força, continuará a McLaren a terceira mais rápida do grid ou esta posição será ameaçada pela Ferrari? Bom, só o tempo irá dizer.  

A Fórmula 1 volta a acelerar no última fim de semana de julho em Hungaroring e talvez o circuito húngaro possa começar a revelar a respostas para estas perguntas. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.