O espelho retrovisor inventado para vencer corridas

Há 108 anos, Ray Harroum colocou um espelho em seu carro para vencer a primeira edição das 500 Milhas de Indianápolis

19/06/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Rodrigo França / Fonte: iCarros

Uma das peças mais tradicionais nos automóveis é o espelho retrovisor. Mas você já parou para pensar em como ele foi inventado? Qual seria o primeiro carro a usar esse espelho? Assim como várias das tecnologias atuais dos carros foram inventadas no automobilismo, com o espelho retrovisor o roteiro não foi diferente.

Leia mais:
Fim do tabu de 99 anos: vitória da França na Indy-500
Como o fracasso de Alonso explica grandeza da Indy-500
Arrojo e experiência: o time brasileiro na Indy em 2019

Em 1911, na tradicional 500 Milhas de Indianápolis, o piloto Ray Harroum ganhou a prova nos EUA justamente com o auxílio de um espelho colocado sobre quatro hastes, perto do volante de seu Marmom Wasp (carro campeão).

Vai trocar de carro? Veja aqui ofertas perto de você

Na época, os pilotos disputavam a corrida com a ajuda de um mecânico dentro do carro, que comportava duas pessoas. Além de ajudar a fazer reparos nos carros, o mecânico também tinha o dever de fazer uma espécie de "navegação", semelhante com a dos ralis, dando dicas de pilotagem para o competidor.

Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro

Foi então que Harroum fez um cálculo simples de peso. O que deixaria seu carro mais leve? Um mecânico ou um espelho de bolso? A resposta foi óbvia, principalmente porque Harroum tinha bons conhecimentos na parte mecânica. Com um espelho colocado próximo do volante, ele conseguia ver bem os ataques dos adversários.

O espelho não aguentou a corrida inteira, mas foi tempo suficiente para fazer história e revolucionar o rumo do automobilismo e da indústria automobilística. O carro, inclusive, fica no museu do autódromo de Indianápolis e foi visitado por iCarros na edição de 2019 da Indy-500.

Mesmo com o sucesso em sua primeira corrida oficial, o retrovisor não foi uma ideia aceita logo de início pelas fábricas. Foram mais de 10 anos até o primeiro espelho retrovisor ter sido patenteado pelo engenheiro Elmer Berger, que gostava de chamar o item de "detector de polícias".

Com o passar dos anos, os retrovisores laterais também viraram peças fundamentais nos veículos, principalmente por causa do aumento de potência dos carros, maior tráfego nas vias e a criação de estradas duplicadas.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro