entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

O que muda na Stock Car em 2021

Categoria terá recorde de 24 provas na temporada e novo formato de rodada dupla

21/04/2021 - Luca Machado e Rodrigo França / Foto: Bruno Terena / Fonte: iCarros

A Stock Car chega em 2021 com diversas novidades para a temporada deste ano, que terá um recorde de corridas: serão 24 provas ao longo de 10 eventos diferentes, com pelo menos duas corridas em cada final de semana.

Leia mais: 
+ Os detalhes do novo carro de Cacá Bueno na Stock Car 2021

Além disso, todas as etapas serão transmitida ao vivo em TV aberta. O novo formato chega com duas provas consecutivas, sendo uma de 25 minutos e outra de 20 minutos. Os carros não vão parar entre as corridas para a inversão do top-10 do grid e apenas contarão com uma volta para realinhamento.

Pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno afirma que o novo formato é bom como produto para o novo fã de automobilismo.

“Você tem uma parcela da audiência que quer ver algo mais dinâmico, que quer ver algo mais rápido, com começo, meio e fim sem ter que parar tanto, sem um intervalo de uma hora entre uma corrida e outra”, disse Cacá em entrevista ao programa Velocidade iCarros na última quarta-feira (07).

“Isso às vezes tira aquela pessoa do sofá, ela vai zapear e buscar um outro conteúdo. Então tem muita gente que gosta de automobilismo, mas que não é o amante do automobilismo. Até porque durante muitos anos a gente não tinha tantos bastidores, a gente não contava as histórias dos ídolos, a gente não formava ídolos”, afirma.

“Vivíamos com os ídolos formados do passado e isso faz com que a gente tenha uma deficiência na compreensão da história, do storytelling, o que está sendo contado durante aquele evento. Então ao unir as duas corridas em uma grande evento, isso facilita para o público novo, mas dificulta para o cara que já estava (acompanhando)”, completa Cacá, que renovou com a equipe Crown Racing para 2021 e disputará sua 20ª temporada na Stock Car.

Após a temporada mais competitiva de sua história, com 13 vencedores diferentes em 18 corridas disputadas, a principal categoria do automobilismo brasileiro terá pilotos consagrados no grid, como a chegada do ex-F1 Felipe Massa e de Tony Kanaan, ex-Indy.

Em sua 20ª temporada da Stock Car, Cacá destaca o alto nível e a competitividade que a categoria proporciona em toda a sua história.

“A Stock Car é apaixonante e tem o seu público exatamente pela competitividade, pela dificuldade de vencer, pelo reconhecimento inclusive dos próprios pilotos que já competiram em tudo que é categoria do mundo e a Stock Car é a mais difícil de se ganhar de todas. E isso é real”, afirma Cacá.

“São 13 pilotos diferentes ganhando corrida, o que mostra exatamente como é o equilíbrio da categoria e não tem ninguém que ganhe mais do que duas ou três no ano”, completou.

Além disso, o pentacampeão da Stock Car explicou que o objetivo de conquistar o maior número de pontos possíveis nas etapas segue sendo prioridade para os pilotos, mas que o risco para que isso aconteça continua alto.

“Esse ano eles vão premiar os dois vencedores de corrida e o piloto que fizer mais pontos durante o final de semana. Essa é a grande vitória do final de semana. É óbvio que você pensa na corrida tradicional e o piloto quer ganhar a corrida, ele quer subir no pódio no primeiro lugar. Mas o real vencedor daquele final de semana é o cara que mais pontuou. Porém é uma conta muito difícil de fazer e com o risco muito alto. Porque você tem o risco de uma segunda largada e a largada é onde tem muitos incidentes”, diz Cacá.

“Se você tem um carro bom e faz dois terceiros ou dois quartos, fenomenal. Você vai às vezes fazer mais pontos do que o cara que ganhou a corrida 1, mas a longo prazo o seu risco é muito maior e provavelmente aquele cara que ganha as provas número 1 será o campeão ou o grande favorito ao título no final do campeonato”, ponderou.

A Stock Car também manteve duas novidades do regulamento do ano passado, mas que agora foram ampliadas. Em vez de três descartes obrigatórios dos resultados, os pilotos terão a possibilidade de quatro descartes, além do lastro de sucesso, que dá um peso extra aos líderes do campeonato. Neste ano ele será distribuído até o sexto colocado na classificação.

Sobre a nova quantidade de descartes, Cacá acredita que é uma medida importante devido ao momento de pandemia que o mundo vive. “A gente tem que lembrar que vivemos uma época de exceção, ainda estamos em pandemia. Se um piloto testar positivo e não puder correr em um final de semana, é muito grave para ele não poder disputar um título porque ele teve covid”, diz.

“Isso pode acontecer com qualquer um e tem acontecido infelizmente com muita gente. Então, eu acho que esse descarte não é só para batida, não é só para quebra, mas é uma condição única sanitária”, completou Cacá.

A temporada da Stock Car, que começaria no dia 28 de março no Velopark (RS), já foi adiada uma vez por conta do agravamento da pandemia no Brasil e agora tem seu início marcado para o dia 25 de abril em Londrina, no Paraná.

O programa Velocidade iCarros é exibido em nossos canais oficiais no YouTube e no Facebook.

Confira o programa completo no link abaixo:

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.