entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Pilotos da Stock Car desafiam pista mais veloz da temporada

Pista de Cascavel, que é uma das mais técnicas do Stock Car, recebe a 9ª etapa do ano com disputa pela liderança

16/10/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car estará em Cascavel (PR) neste final de semana para a nona etapa da temporada. Um dos principais desafios dos pilotos neste circuito altamente técnico é a Curva do Bacião, que é contornada pelos competidores perto dos 200 km/h.

O traçado paranaense tem 3.058 metros com sete curvas: são cinco para a esquerda e apenas duas para a direita, portanto apresenta a característica de ser anti-horário.  A média horária de uma volta no traçado chega próxima dos 180 km/h, o mais rápido de toda temporada, já que Tarumã não faz mais parte do calendário em 2019.

Maior campeão em atividade analisa pista

Pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno já venceu em Cascavel na temporada 2016, mesmo ano em que fez a pole position no traçado. O piloto, que tem patrocínio de iCarros, vê uma grande importância em conseguir um bom lugar no grid, já que o circuito paranaense é um dos mais rápidos da temporada e os pilotos andam no mesmo ritmo.

“A equipe Cimed Racing tem um ajuste muito bom para a pista de Cascavel, tanto é que no ano passado nós colocamos três carros entre os cinco melhores no grid de largada. Os carros andam sempre muito próximos, então é importante conseguir um bom lugar no grid para pontuar bem nas duas provas. Cascavel tem um asfalto liso, que mistura borracha com concreto, então é uma pista que merece um cuidado todo especial, principalmente também por ter poucas áreas de escape”, diz Cacá, que é o oitavo colocado no campeonato com 150 pontos.

Disputa pela liderança

Ricardo Maurício é o líder na tabela com 245 pontos. Atual campeão, Daniel Serra vem logo atrás com 239 pontos. Os dois pilotos da Eurofarma RC tentam abrir distância para Thiago Camilo, que é o terceiro colocado com 221 pontos. O piloto da Ipiranga Racing é o maior vencedor da temporada com quatro vitórias (junto com Rubens Barrichello) e também é o recordista de poles com cinco no total.

Selecionamos o melhor conteúdo para você:
Stock Car 2019: Classificação e Calendário
Jimenez testa Fórmula E da Jaguar Racing em 17/10 na Espanha
Tudo sobre a Corrida do Milhão da Stock Car
F1 em Suzuka: relembre os títulos de Senna e Piquet no Japão

Apesar da vantagem, Ricardinho sabe que o campeonato de 12 etapas está em aberto e essa nona etapa possui bastante importância para a sequência da competição.

“A primeira corrida vale 30 pontos e a segunda mais 24 pontos, sem contar a final com pontuação dobrada, ou seja, o piloto que vencer leva 60 pontos. Por isso, apesar do afunilamento, ainda muita coisa pode mudar”, diz o líder.

Fraga em alta

Felipe Fraga vive um momento especial na carreira. O piloto tocantinense, que foi campeão da Stock Car em 2016 com a Cimed Racing, venceu a prova principal da etapa passada no Velopark e também vem de várias conquistas em competições internacionais de endurance.

Fraga se sagrou campeão da Silver Cup no Blancpain Endurance Series e no último final de semana ficou com o título do IMSA nos Estados Unidos. Agora, o piloto volta o foco para Cascavel, onde fez a pole na Stock Car em 2018.

“Estamos vivendo o nosso melhor momento na temporada e Cascavel é uma pista onde tivemos um dos nossos melhores desempenhos no ano passado, quando conquistei a pole e fui segundo na corrida principal. Nosso objetivo é encurtar a distância para o líder e seguir com chances de título no campeonato”, diz Fraga, que é o sexto no campeonato com 187 pontos.

Paranaenses são destaques na temporada

Júlio Campos e Gabriel Casagrande são dois paranaenses de destaque em 2019. Ambos têm brigado por pódio em todas as etapas do ano. O piloto da Prati Donaduzzi já venceu, soma quatro pódios e também conquistou uma pole. Júlio ainda sustenta o quinto lugar no campeonato com 198 pontos.

“Cascavel é a corrida do nosso patrocinador, uma pista que a gente sempre andou bem e a equipe tem ótimos resultados em quase todos os anos. Tem muita coisa para rolar até o final do campeonato, estamos na disputa pelo título e queremos chegar mais perto do líder a cada etapa”, diz Júlio, que é o recordista de pódios em Cascavel na história da Stock com cinco no total.

Casagrande, que cresceu em Pato Branco, cidade que fica no sudoeste do Paraná, também está ansioso para correr em casa. O piloto soma quatro pódios na temporada, sendo três deles conquistados em sequência nas últimas três etapas.

“Minha expectativa é continuar subindo no pódio. Esse ano tem sido muito bacana para nós e correr em Cascavel sempre é especial porque recebo muitos amigos e familiares no autódromo. Quero premiar todos que estiverem torcendo por mim com mais uma boa corrida”, diz Casagrande.

Boa lembrança para Barrichello

A primeira vez que Rubens Barrichello conquistou uma pole position na Stock Car aconteceu justamente em Cascavel na temporada 2013. Depois disso, ele ainda conseguiu duas vitórias: 2014 e 2016. Apenas Marcos Gomes já venceu mais vezes na pista paranaense com três triunfos.

Rubinho soma 206 pontos na temporada e é o quarto colocado no campeonato. Apesar de ter o mesmo número de vitórias de Camilo no ano, o piloto tem se destacado por focar mais sua estratégia nas corridas 2 de cada etapa. Os quatro triunfos de Barrichello aconteceram justamente nas provas 2 do Velo Città, de Goiânia, Campo Grande e Velopark.

Preocupação com os pneus

Fornecedora de pneus para a categoria, a Pirelli passa diversas informações sobre calibragem e dados sobre o comportamento dos pneus nos circuitos para as equipes. Essa, inclusive, é uma das pistas que mais merece esse cuidado especial com os carros.

“Cascavel é uma pista de altíssima velocidade e onde os pneus são bastante pressionados”, diz Fabio Magliano, Gerente de Motorsport da Pirelli na América Latina.

“Por toda a força lateral exercida, recomendamos às equipes trocarem os dois pneus do lado direito do carro, especialmente o traseiro, que é o responsável também pela tração, durante a parada obrigatória para reabastecimento”, completa Fábio.

Os treinos livres da Stock Car em Cascavel começam nesta sexta-feira. O classificatório está programado para o sábado às 13h30. A rodada dupla começa às 11h no domingo e será exibida ao vivo pelo Sportv 2.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.