entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Por que os carros da McLaren são laranja nas corridas?

Conheça a história por trás da atual pintura da McLaren na Fórmula 1, que começou nos anos 1960

24/09/2021 - Luca Machado e Rodrigo França/RF1 / Fonte: iCarros

Com a vitória de Daniel Ricciardo em Monza, na Itália, a McLaren voltou a vencer uma corrida de Fórmula 1 pela primeira vez desde 2012 e também fez sua primeira dobradinha em 11 anos, com Lando Norris chegando na segunda colocação.

Terceira colocada no campeonato de construtores da F1 nesta temporada, a equipe inglesa passou por anos de reconstrução na principal categoria do automobilismo mundial.

Mesmo com a tradição de títulos nos anos 1980 e 1990, a McLaren precisou recomeçar para retomar o caminho das vitórias. “A McLaren ficou quase nove anos sem ganhar uma corrida.

Eu acho que nenhuma outra equipe grande de tradição, do nível da McLaren, passou tanto tempo na Fórmula 1 sem conseguir vencer um Grande Prêmio”, afirma o jornalista Luiz Alberto Pandini, convidado do programa Velocidade iCarros na última quinta-feira (23).

“É um trabalho de reestruturação que começou há alguns anos, depois da chegada dos novos dirigentes, em especial o Zak Brown, que é o presidente da McLaren Racing atualmente.

Esse trabalho de reconstrução da McLaren tem sido muito sólido. Nos últimos dois, três, quatro anos, ela está subindo ano a ano e este ano é, disparado, a terceira equipe”, completou.

Como surgiu a tradição dos carros pintados em laranja

Quem cresceu na época de Ayrton Senna e Alain Prost, se acostumou com os carros nas corres branca e vermelha. Os primeiros carros da McLaren, no entanto, eram na cor laranja, assim como os de hoje em dia. Pandini também contou sobre a tradicional pintura da equipe inglesa.

“O primeiro McLaren de corrida era pintado de preto com uma faixa prateada. Quando estreou na Fórmula 1, que foi dois anos depois em 1966, o carro era branco. Um ano ou dois depois, a McLaren passou a ter um patrocínio da Gulf Oil, mas não pintou o carro naquele esquema de azul e laranja da Gulf. Eles adotaram o laranja total nos carros da McLaren”, explica Pandini.

A McLaren, portanto, começou a utilizar a cor laranja, que ficou nos carros do time até 1972. Além dos carros de F1, outros modelos também utilizavam a mesma pintura.

“A McLaren era a única equipe que corria com essa cor, tanto na F1, quanto na série Can-Am, que era um campeonato de protótipos com motores gigantescos, de cinco, sete, oito litros. Era um campeonato muito importante naquela época. Também os carros de F2 da McLaren saiam da fábrica pintados de laranja”, conta Pandini.

“A McLaren só deixou de usar o laranja em 1972, quando passou a ter um patrocínio da Yardley. A Yardley pediu para o carro ser branco, mas a McLaren manteve o laranja na parte debaixo e das laterais. Já faz uns quatro ou cinco anos que a McLaren retomou a tradição do laranja. Ela está estabelecendo uma ligação cada vez maior com os primeiros tempos da marca”, completou.

O programa Velocidade iCarros acontece a cada quinze dias no canal oficial do iCarros no YouTube e também em nossa página no Facebook.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.