Primeira vitória de Senna no automobilismo completa 40 anos

15 de março de 1981 entrou para a história por marcar vitória 1 de Senna com carros de corrida: na FF1600 na Inglaterra

15/03/2021 - Rodrigo França / Foto: Keith Sutton / Fonte: iCarros

A primeira vitória de Ayrton Senna na F1 é lembrada por muitos fãs: dia 21 de abril de 1985 no GP de Portugal, com a Lotus Renault.

Há quem diga até que ela deveria ter sido um ano antes, no GP de Mônaco de 1984, também debaixo de chuva, quando o brasileiro brilhou com sua Toleman e chegou a passar Alain Prost, mas a corrida fora interrompida com bandeira vermelha e, claro, valia o resultado da volta anterior.

Leia mais:
+ Audi S2 e Senna: uma história inédita revelada após 27 anos
+ Vídeo: o carro que Senna ganhou em uma aposta há 30 anos
+ Conheça 6 carros que fizeram história com Ayrton Senna

Mas e a primeira vitória de Senna no automobilismo? Em carros de corrida, sem contar o kart? Pois esta conquista completa exatos 40 anos neste dia 15 de março. Em 1981, “da Silva” venceu pela primeira vez na Fórmula Ford 1600, campeonato no qual o brasileiro estreou em monopostos na Europa e foi campeão com 12 vitórias.

O primeiro triunfo foi em Brands Hatch, onde Senna também voltaria ao pódio nas categorias de base e até na F1, com a Toleman, em 1984.

Tudo começou quando Senna correu atrás de seu sonho e desembarcou na Inglaterra para estrear na categoria de base e correr pela melhor equipe do campeonato europeu, a Van Diemen, a mesma que acolheu Emerson Fittipaldi no final dos anos 1960.

Logo no primeiro ano competindo de carros de corrida e no exterior, foram 20 provas em três competições (Towsend Thoresen, EFDA Euroseries e RAC British), com 12 vitórias.

O carro utilizado por Ayrton em 1981 era equipado com o motor Ford de cerca de 125 cavalos de potência, sem asas aerodinâmicas e, portanto, com muito menos aderência que os karts que o brasileiro estava acostumado.

Após o título em 1981, Ayrton seguiu o caminho natural para a divisão superior no ano seguinte: a Fórmula Ford 2000, que era equipado com pneus slicks, asas dianteira e traseira, além do motor 2.0, mais potente. Os números finais de 1982 seguiram impressionando: 22 vitórias, 18 poles, 22 voltas mais rápidas e 516 pontos conquistados, em 28 provas disputadas.

Ainda como “Ayrton Da Silva”, como era conhecido no início da carreira na Inglaterra (rendendo o famoso trocadilho com “Silvastone” de suas grandes conquistas em Silverstone), o brasileiro já trilhava o caminho para chegar na F1 como potencial grande estrela do esporte.

Atualmente, Ayrton Senna é considerado o melhor piloto de todos os tempos. E tudo começou com uma brilhante vitória de um jovem brasileiro estreante em uma corrida de Fórmula Ford 1600, no interior da Inglaterra, há exatos 40 anos

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.