entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Antes e depois: o que mudou na Fiat Strada 2021?

Antes derivada da família Palio, Strada segue carreira solo para se manter como picape mais vendida do Brasil

09/04/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Por mais de 20 anos a Fiat Strada domina o segmento de picapes compactas no Brasil. Apesar de ter sido reestilizada inúmeras vezes, ela ainda esteva em sua primeira geração e estava na hora de mudar. Conheça agora o antes e depois da Fiat Strada.

Leia mais:
+ Fiat Strada 2021 abandona a família Palio e mira na Toro
+ Sucessor do Fiat Uno poderá ser 100% elétrico
+ Coronavírus: Fiat e Jeep construirão hospitais de campanha

Medidas

Na fita métrica a Fiat Strada 2021 cresceu: agora são 4,48 m de comprimento (4,47 m na Strada cabine simples), 1,73 m de largura, 1,60 m de altura (1,59 m na cabine simples) e entre-eixos de 2,73 m. A antiga Strada é 5 cm mais curta, 5 cm mais estreita e tem entre-eixos 2 cm mais curto. A altura é a mesma.

Mecânica

O único motor que as duas Stradas compartilham é o Fire 1.4 quatro cilindros aspirado de 88 cv e 12,5 kgfm de torque. Ele é encontrado na antiga Strada nas versões Working, Hard Working e Freedom, enquanto a nova Strada usa o antiquado motor apenas na versão Endurance. Em ambas, a direção é hidráulica.

O motor mais potente para a Strada 2021 é o 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado de 109 cv e 14,2 kgfm. Já a Strada 2019 usava um 1.8 de 132 cv e 18,9 kgfm de torque na versão Adventure. A direção é elétrica na Strada nova com motor 1.3, enquanto a antiga usava assistência hidráulica em todas as motorizações.

Dianteira

Parte de uma antiga filosofia de design da Fiat, a antiga Strada trazia os mesmos faróis que Palio e Siena (dependendo da versão) trouxeram na reestilização de 2008. A Strada Adventure abusava dos plásticos para aparentar robustez, enquanto a nova tem carroceria mais volumosa e recortes mais retos para dar a mesma sensação.

Presente na história da Fiat desde os anos 1990, a Strada já passou por três trocas de logotipos, sendo ela o primeiro carro da marca italiana no mundo a usar o novo logo na dianteira. Destaque para os faróis das versões topo de linha: com projetor na antiga Adventure e de LED na nova Volcano.

Lateral

A antiga Strada tinha capô mais longo, linha de cintura baixa, apesar da caçamba alta e vidro dianteiro pouco inclinado. Destaque para as portas longas vindas do Palio duas portas. O novo modelo assumiu postura de Toro em miniatura, tem capô menor, linha de cintura alta e portas pequenas, essas herdadas do Mobi, um subcompacto quatro portas.

Traseira

A Strada nunca teve uma traseira própria por assim dizer, o modelo original trazia lanternas de Palio invertidas. Quando sofreu a primeira mudança pesada na caçamba, se inspirou no Siena. Agora, o estilo Toro em escala reduzida é inegável. As lanternas têm formato praticamente idêntico, tendo apenas a abertura da caçamba as diferenciando.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.