entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Bronco Sport, Tarek e Corolla Cross: vão encarar o Compass?

Segmento de SUVs médios terá uma forte expansão até o próximo ano, mas três rivais estão na mira do Jeep Compass

20/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Não há como negar que o mercado de SUVs médios pode ser dividido em antes e depois do Jeep Compass. Apesar de outros modelos como Hyundai Tucson e Chevrolet Captiva terem feito sucesso, nenhum deles chegou ao nível de vendas do SUV da Jeep. Como nenhuma marca quer ficar de fora desse segmento, Ford, VW e Toyota preparam seus rivais.

Leia mais:
+ Corolla Cross é a resposta da Toyota ao Jeep Compass
+ Ford revela o Bronco Sport, o rival off-road do Jeep Compass
+ Jeep terá mais um SUV nacional e Renegade e Compass híbridos

Já revelados fora do Brasil, Volkswagen Tarek, Ford Bronco Sport e Toyota Corolla Cross querem derrubar o Jeep Compass, assumir a liderança do segmento de SUVs médios e, quem sabe, até incomodar os modelos compactos. Quais são suas armas? E o que o Jeep Compass vai fazer para revidar o ataque? Confira:

Ford Bronco Sport (Territory e Escape)

Apesar do maior foco no Bronco Sport, a Ford prepara três SUVs médios para tirar o sono do Compass. A ofensiva começará esse ano com o Territory, SUV médio importado da China que pegará as versões de entrada do Compass. Para os modelos diesel, a Ford terá o Bronco Sport, enquanto o futuro modelo híbrido já tem o Ecape Hybrid pronto para a briga.

Com o Bronco Sport, a Ford terá uma alternativa off-road ao Compass. É até irônico notar que o modelo da Ford tem o simpático visual quadradinho e robusto do Renegade com o tamanho do Compass, podendo seduzir aos dois públicos. Sua desvantagem perante ao Compass é o fato de trazer somente motores a gasolina/flex (1.5 turbo ou 2.0 turbo), mas há tração 4x4.

Toyota Corolla Cross

Apoiando-se no nome Corolla para garantir um lugar no coração dos brasileiros, o Toyota Corolla Cross é o tão desejado SUV da marca japonesa. Como o RAV4 cresceu (e encareceu) demais para brigar com o Compass, a Toyota o levou para outra ponta do segmento de médios, deixando espaço para um modelo menor.

Com o Corolla Cross, a marca japonesa terá vantagem ao oferecer um sistema híbrido flex já testado e consagrado no Corolla sedã. Do irmão virá também o motor 2.0 aspirado que é mais potente e eficiente que o 2.0 Tigershark usado atualmente pelo Jeep. A confiabilidade da marca e do nome Corolla também pesarão ao seu favor.

Volkswagen Tarek

Apesar de ainda não ter seu nome revelado, muito já é amplamente divulgado pela Volkswagen sobre o SUV médio fruto do projeto Tarek. A ser posicionado entre o T-Cross e o Tiguan, ele terá preços acima dos R$ 100 mil, como todos os seus rivais, e seguirá o estilo sóbrio como faz o Compass.

Em comum ao Tiguan e ao T-Cross, o Tarek será equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Não haverá motor diesel a princípio, nem mesmo tração nas quatro rodas. Para quem precisa de mais espaço e sete lugares, o Tiguan continuará no degrau acima.

Jeep Compass

Se você acha que o Jeep Compass deixará os rivais cresceram para cima dele sem revidar, se engana. O SUV médio será reestilizado em breve com direito à troca do motor 2.0 aspirado beberrão por um novo 1.3 quatro cilindros turbo com cerca de 180 cv combinado a uma transmissão CVT semelhante à do Corolla Cross.

O Compass também terá uma inédita versão híbrida que será importada da Itália que combinará o motor 1.3 turbo com um propulsor elétrico na traseira, provendo assim tração nas quatro rodas. A vantagem perante o Corolla Cross Hybrid será a possibilidade de carregar as baterias e maior autonomia elétrica, visto o fato dele ser um híbrido plug-in.

Outra novidade guardada para o Compass é sua inédita versão de sete lugares. Informalmente chamado de Grand Compass, o novo SUV médio de sete lugares compartilhará diversos componentes com o Compass, menos o nome em teoria. Será equipado somente com motor diesel e vai mirar a faixa dos R$ 200 mil.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.