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Chevrolet Captiva renasce mais barato que antigo Tracker

Antes exclusivo da Tailândia, novo Captiva agora chega ao oriente médio, mas ele é menos Chevrolet que nunca

13/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Projeto originário da Opel e da Daewoo, o Chevrolet Captiva foi um dos primeiros SUVs médios a fazer sucesso no mercado brasileiro quando chegou em 2008. Longevo, sucumbiu aos SUVs compactos em 2017 por conta da idade avançada do projeto e pelo altíssimo consumo de combustível. Mas agora o nome Captiva retorna.

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Vendido até então somente na Tailândia, onde a Chevrolet tem uma linha enxuta, a nova geração do Captiva agora chega ao Oriente Médio e surpreende ao custar menos que o antigo Tracker (ainda à venda por lá), mesmo sendo um modelo substancialmente maior.

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Pelo novo Captiva, a Chevrolet pede R$ 101.846 (64.500 Dirham) contra R$ 106.741 (67.600 Dirham) do Tracker. O segredo para custar menos tem a ver com sua origem: o Chevrolet Captiva 2020 nada mais é que um SUV chinês rebatizado – estratégia que a Ford adotará com o Territory no Brasil.

Genérico

Originalmente o novo Captiva é um Baojun 530 e faz parte da marca de baixo custo controlada parcialmente pela Chevrolet. O SUV da Baojun ainda é vendido na Índia como MG Hector, mostrando sua polivalência entre marcas e estilo genérico o suficiente para encaixar qualquer logotipo.

Com espaço para cinco pessoas, o novo Captiva é bem maior que o Tracker, mas empata com o Equinox. Na fita métrica, o Captiva 2020 tem 4,65 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,76 m de altura, com entre-eixos de 2,75 m. Assim, ele é 38 cm mais longo que o Tracker novo, enquanto para o Equinox perde apenas em largura por 1 cm. O acabamento é simples e até parece com o interior do Onix e do Tracker. 

Sem V6 ou Ecotec

No Oriente Médio, o Captiva 2020 será vendido somente com motor 1.5 quatro cilindros turbo com 149 cv e 26 kgfm de torque – praticamente os mesmos números do Volkswagen Tiguan Allspace com motor 1.4 TSI, que seria seu concorrente caso fosse vendido no Brasil. O motor não é o mesmo do Equinox que entrega 172 cv e 27,8 kgfm.

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A transmissão é do tipo CVT com oito marchas simuladas, layout não encontrado em nenhum carro da Chevrolet vendido no Brasil ou nos Estados Unidos. Há opção de tração 4x4 nas versões LT e Premium (não Premier como no Brasil), enquanto a LS tem apenas tração dianteira.

A Chevrolet declara consumo médio de 12 km/l em ciclo misto. Há de convir que é um número muito mais animador que os 7,6 km/l que o Captiva V6 fazia quando era vendido no Brasil.

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