entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford já sabia dos defeitos do Powershift, diz jornal

Reportagem de jornal norte-americano mostra que a marca sempre soube que a transmissão era problemática

16/07/2019 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

Reportagem do jornal norte-americano Detroit Free Press, aponta que a Ford sempre soube que a transmissão  Powershift tinha defeitos e, nos EUA, optou por vender Focus e Fiesta com esse câmbio mesmo assim desde 2010.

Nos Estados Unidos, onde o câmbio Powershift de dupla embreagem e seis marchas foi oferecida à época apenas no Focus e no Fiesta, os proprietários relataram defeitos de perda de potência em rodovias e, em alguns casos, o carro chegou a parar completamente em paradas de cruzamentos.

Enquanto isso, Ford e VW se unem para desenvolver carro autônomo

Segundo a apuração da publicação impressa, a engenharia da Ford sabia que a transmissão Powershift, chamada internamente de DPS6, tinha defeitos, mas os carros foram postos à venda mesmo assim. Citando e-mails internos de engenheiros e advogados, o Detroit Free Press mostrou que os primeiros pediram melhorias do Powershift, enquanto os últimos temiam consequências dos defeitos afirmando inclusive que os carros “não deveriam sair às ruas”.

Nos EUA, Ford deu início à descontinuação de Edge e Fusion

No lugar de pausar a produção e reparar os defeitos, como a Ford teria feito em um problema similar ocorrido na linha de picapes, a marca optou por vender os carros e bancar eventuais manutenções enquanto buscava uma solução definitiva para os defeitos do câmbio Powershift.

Procurada pelo Detroit Free Press, a Ford dos EUA respondeu que nos estágios iniciais de desenvolvimento de um componente “são normais esses tipos de questionamentos e trocas de experiências, fazendo parte normal dos desafios de desenvolvimento de uma nova tecnologia”.

Defeitos do Powershift no Brasil

Enquanto não há ligação direta dos ocorridos reportados pelo jornal norte-americano com o Brasil, a transmissão de dupla embreagem Powershift foi oferecida por aqui também no EcoSport, além dos Focus hatch e sedã e Fiesta. E aqui também tiveram sua parcela de defeitos.

Esta é a nossa opinião sobre a nova Ford Ranger 2020

Tanto que, por aqui, a Ford admitiu em janeiro de 2016 que a transmissão Powershift tinha defeitos em resposta a questionamentos do Procon-SP envolvendo reclamações de trepidações e barulhos do câmbio automatizado nos carros de consumidores. Em outubro do mesmo ano, a Ford do brasil estendeu a garantia do câmbio para os carros equipados com o Powershift para dez anos a partir da fabricação ou 240 mil km para dar mais segurança aos consumidores afetados.

Em 2016, o Procon-SP declarou que o câmbio PowerShift equipava naquele ponto 36,3% dos Fiesta, 37,2% dos EcoSport e 83,4% dos Focus (incluindo hatch e sedã). Relatou queixas de consumidores quanto a trepidações, ruídos e super aquecimento no sistema, levando a "trocas prematuras de kit embreagem e, em casos mais severos, defeitos entre a passagem das marchas ou demora para o sistema responder", além de “travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas".

Em 2016, a Ford afirmou que foi detectada a "contaminação de uma das embreagens por fluido de transmissão". Isso pode causar os defeitos de trepidação sentidos pelos consumidores de forma antecipada, antes do fim da vida útil do sistema, já que a fabricante informa que há trepição gerada pelo desgaste natural da embreagem após esse prazo. Segundo a resposta da montadora naquele ano, isso não causa perda de força motriz. "O que há é um comportamento que não atende de forma plena à expectativa do consumidor”.

Naquele ano, a Ford se comprometeu a arrumar a questão da contaminação das embreagens do Powershift em modelos 2013 e 2014 de Fiesta, Focus e EcoSport, além de já adotar a nova solução nos veículos fabricados a partir daquele ponto.
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.