Onix 2020 mostra potencial para seguir líder | Impressões

Assim como irmão sedã subiu o sarrafo do segmento, novo Onix hatch mostrou bons predicados

29/11/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O contato com a nova geração do Chevrolet Onix hatch foi curto, mas suficiente para mostrar que o modelo tem potencial para continuar agradando. Repetindo a fórmula do irmão sedã Onix Plus, mas com tempero próprio, o líder de mercado há 52 meses pretende se manter no topo da categoria por mais tempo com a nova geração.

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Do Brasil para o mundo

Agora global, o Onix cresceu: ele agora tem 4,16 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e tem entre-eixos de 2,55 m. Em relação ao modelo antigo, são 23 cm a mais no comprimento, 3 cm a mais na largura e entre-eixos 3 cm mais longo. O única medida que foi mantida foi a altura.

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Já o porta-malas diminuiu de 289 litros para 275 litros. Apesar disso, a área útil aproveitável do porta-malas do novo Chevrolet Onix faz lembrar o compartimento de hatches médios de antigamente. Pena que a tampa do porta-malas alta crie um enorme degrau. 

Onix e Turbo

A Chevrolet disponibilizou para teste apenas a variante topo de linha Premier com motor 1.0 três cilindros turbo de 116 cv e 16,3 kgfm de torque ligado à transmissão automática de seis machas. O Premier II e Premier III saem por R$ 72.990 e são diferentes apenas por tom de acabamento (bege e cinza, respectivamente).

Já no caso do Premier I de R$ 69.990 (preço que o coloca como opção PCD do Onix), abre-se mão de alerta de ponto cego, ar-condicionado automático, park assist e bancos de couro. Ainda assim, rodas 16, faróis com projetor, luzes de LED e bancos com revestimento parcial de tecido são itens de série.

Questão potencial

O Onix 2020 se mostrou um carro ágil e gostoso de dirigir. Tem pegada voltada ao conforto, entregando potência e torque de maneira linear e trocas de marcha bastante suaves – como é típico da Chevrolet.

Em termos de performance está bem próximo ao VW Polo TSI, mas com menos sensação de força e refinamento acústico. No entanto, o Onix turbo entrega mais conforto e suavidade, especialmente na transmissão, que também tem respostas um pouco mais ágeis em retomadas.

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Para diferenciar o Onix Plus do Onix hatch ao volante, a Chevrolet fez mudanças em suspensão e direção. Os amortecedores ficaram mais firmes para permitir uma tocada mais esportiva esperada de um hatch, diminuindo flutuações e oscilações em curvas. Já a direção está mais rápida e direta que antes – potencial para uma versão esportiva existe.

Em curvas a carroceria consegue se manter estável, mas tem tendência a sair de frente quando colocado ao limite. O controle de tração e estabilidade (de série) atua de maneira permissiva, deixando o motorista abusar um pouco antes de entrar em ação. Mas nada tão livre que um piloto pouco experiente não consiga dominar.

Com relações de marcha privilegiando o conforto, ele fica na linha dos 2 mil giros em sexta marcha a 100 km/h. Além disso, o Onix se mantém confortável mesmo em velocidades mais altas constantemente. Isso é prova de como o segmento evoluiu, pois antigamente um hatch compacto parecia avesso a estradas.

Entre razões e emoções

Com chave presencial, partida por botão, faróis automáticos e até carregador de celular sem fio disponíveis desde a versão LT I aspirada de R$ 53.790, o Onix traz para a categoria de carros compactos itens que estavam disponíveis somente em SUVs ou modelos mais caros e maiores. A Chevrolet diz que com ele quer democratizar a tecnologia, e está fazendo.

Fatores emocionais também contribuem como o desenho interessante da carroceria, sem exageros como no Hyundai HB20 ou sem tanto sal quanto no VW Polo. Além disso, a gama de cores é vasta e bem interessante, indo além do prata, preto e branco. Destaque para os tons azul, laranja e vermelho que fazem um belo conjunto ao Onix 2020.

O argumento de compacto do antigo Chevrolet Onix era a confiabilidade e economia de combustível, mas ele não se destacava em muita coisa além disso. Agora, traz conjunto mecânico super competente, lista de itens de série generosa e surpreendente, além de preço condizente.

Com as armas anteriores ele já era um sucesso, agora tem potencial para vender ainda mais e depender cada dia menos do irmão pelado e defasado, o Joy. Do ponto de vista racional, o Chevrolet Onix 2020 se apresenta com um conjunto difícil de bater quando a calculadora é colocada como a prioridade na hora da compra.

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