entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Afinal, precisa ou não trocar o óleo do câmbio manual?

Recomendações variam de acordo com cada modelo e montadora, mas assunto ainda é passível de dúvidas

30/09/2021 - Mix Auto Center / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O universo da manutenção automotiva é recheado de polêmicas e controvérsias. Uma dúvida antiga, que ainda assola milhares de proprietários de automóveis pelo Brasil afora, é se há necessidade ou não de realizar a troca de óleo do câmbio manual.

“O óleo estraga depois de 100 mil km rodados? Trocar o óleo do câmbio manual faz mal? Por que se troca o óleo do câmbio automático e o do manual não?”

Ora, basta consultar o que o Manual do Proprietário diz a respeito, certo?

Infelizmente, este assunto ainda é passível de dúvida, uma vez que não há uma regra geral para todos os tipos de câmbio e também porque o plano de manutenção do fabricante traz as recomendações, mas nem sempre esclarece todas as questões envolvidas.

Leia mais:
+ Preços dos combustíveis voltam a subir em SP e no RJ
+ Exame toxicológico e a nova lei: o que mudou?
+ Gasolina de alta octanagem: vale a pena pagar a mais?

Então, para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, consultamos a equipe de especialistas em manutenção de câmbio automotivo da MixAuto Center para a produção desta matéria exclusiva da iCarros. Confira na íntegra!

Óleo de câmbio manual: trocar ou não trocar, eis a questão

Ao contrário do óleo de motor ou do óleo da maioria dos carros com transmissão automática, o óleo da caixa de marchas manual (ou óleo do câmbio manual) não precisa ser trocado, a menos é claro que haja algum vazamento ou necessidade de reposição após manutenção no compartimento.

Se caso baixar o nível, esse óleo deve ser completado. Por isso, é recomendável realizar uma verificação também de toda a caixa de câmbio durante a revisão automotiva, principalmente ao comprar um carro usado para saber sua procedência.

Trocar o óleo do câmbio manual faz mal?

Embora não seja necessária, a troca do óleo de câmbio manual não prejudica em nada o funcionamento da transmissão, desde que seja realizada adequadamente.

Ao contrário de uma simples troca de óleo de motor, mexer com a caixa de câmbio manual requer experiência profissional.

Se você optar por trocar o óleo do câmbio manual a cada 100 mil km rodados para renovar suas propriedades, mal não vai fazer, mas a prática é dispensável.

O mais importante é realizar a verificação. A maioria dos manuais indica que essa checagem seja feita a cada 10.000 ou 20 mil km rodados.

Contudo, ao comprar um carro usado, é fundamental realizar essa verificação logo na primeira revisão automotiva com seu mecânico de confiança para garantir que não haja qualquer falha de vedação no sistema.

Óleo lifetime tem prazo de validade?

Há quem defenda que todo óleo possui um prazo de validade determinado e, uma hora ou outra, deve ser substituído – o que não está de todo incorreto.

Assim como o óleo da direção hidráulica, o óleo do câmbio manual possui a chamada tecnologia “lifetime”, que garante a mesma durabilidade de toda a vida útil do carro e  dispensa qualquer manutenção ou troca preventiva.

Porém, até mesmo os lubrificantes “lifetime” possuem um prazo de validade, estipulado em pelo menos 400.000 quilômetros – um número alto até mesmo para quem roda muito com o carro, como taxistas e motoristas de aplicativo.

Sendo assim, dificilmente o óleo da caixa de marchas manual perderá suas propriedades de lubrificação de modo natural enquanto o carro estiver em pleno funcionamento.

Câmbio automático ou câmbio manual: qual comprar?

Seja o tão sonhado zero quilômetro ou até mesmo um usado em bom estado, o tipo de câmbio influencia diretamente no critério de escolha, bem como no preço de um carro.

Desde o segundo semestre de 2020, a procura por carros à venda com transmissão automática deixou de ser um tabu para o brasileiro, superando em alguns meses a venda de carros com o tradicional câmbio manual.

Atualmente, a lista de anúncios da iCarros oferece mais de 270 mil carros à venda das mais variadas marcas e modelos, dos quais cerca de 142 mil possuem câmbio manual e 128 mil possuem câmbio automático.

Para quem deseja maior praticidade e conforto ao dirigir, investir em um carro automático é a melhor opção. Já quem busca preços mais em conta de imediato, a versão com câmbio manual pode ser a mais indicada.

É importante salientar que cada tipo de câmbio requer cuidados específicos, conforme indicado no plano de manutenção de cada montadora.

No mais, é fundamental respeitar todas as orientações da manutenção preventiva e realizar periodicamente uma revisão automotiva completa em seu auto center de confiança para verificar o estado de conservação do seu carro e assim evitar possíveis gastos e dores de cabeça.

Fonte: MixAuto Center

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.