Aprenda a calibrar o pneu do seu carro em 5 passos

Um passo a passo simples e objetivo de como calibrar o pneu do seu carro corretamente

13/08/2020 - Redação iCarros / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Todo mundo sabe que é essencial calibrar os pneus do carro, mas aí você esquece de passar no posto ou quando lembra não sabe a pressão correta. Pensando nisso, preparamos um passo a passo com dicas rápidas para te ajudar nesta hora.

Leia mais:
+ Por que é importante atender ao recall do seu carro?
+ Andar com combustível na reserva é ruim para o veículo?
+ Como avaliar tipo de amassado feito no seu carro
+ Guia da calçada pode ser a vilã do seu pneu

01. Faça a calibragem com os pneus frios:

Calibre os pneus quando estiverem frios, pois eles se aquecem ao rodar e provocam o aumento da pressão interna. O ar quente expande a borracha do pneu causando um erro na leitura de pressão pelo aparelho de calibragem. O ideal é que o carro rode menos de três quilômetros e em velocidade baixa, ou seja, procure o posto mais próximo de sua casa.

02. Saiba a pressão correta para o seu carro:

Cada veículo tem uma pressão específica para os eixos dianteiros e traseiros. A pressão pode variar se o carro estiver com dois ou cinco ocupantes. Essa informação pode ser encontrada facilmente no manual do proprietário. Em alguns modelos ela estará disponível através de um adesivo colado na porta ou na tampa do tanque de combustível.

Rodar com pressão abaixo do recomendado:

Um pneu com pressão abaixo do recomendado tem maior desgaste na parte lateral da banda de rodagem, além de elevar o consumo de combustível. Além disso, os pneus irão dobrar com mais facilidade em curvas comprometendo a estabilidade.

Rodar com pressão acima do recomendado:

Se o pneu estiver com pressão em excesso, a banda central de rodagem ficará arqueada causando um maior desgaste neste ponto, além de prejudicar as freadas e piorar o conforto dos ocupantes.

03. Não esqueça de calibrar o estepe:

Muitos esquecem de calibrar o estepe do carro. Não faça isso, pois mesmo parado ele sofre perda de pressão, além de estar pronto para uso em caso de uma troca emergencial. 

04. Coloque a tampinha novamente:

Ela ajuda a proteger o bico de entrada de ar contra sujeiras que prejudicam a passagem do ar no momento da calibragem.

05. Qual período entre uma calibragem e outra?

Se lembre de calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana ou no máximo a cada 15 dias, isso ajuda prolongar a vida útil do pneu.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.