entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como usar o triângulo de sinalização durante uma emergência?

O acessório é obrigatório e deve ser usado em casos de emergência, sob pena de multa e pontuação na CNH

25/05/2020 - Luiza Martinelli Rossi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O triângulo de sinalização é um acessório de porte obrigatório em todos os veículos no Brasil e deve ser vendido conjuntamente, tanto com os carros 0km quanto seminovos. A sua não utilização é considerada infração gravíssima, rendendo pontuação na CNH e multa.

Leia Mais:
+ O carro parou no meio da pista? Veja como proceder
+ Dicas importantes antes de pegar a estrada
+ App que auxilia motoristas com notificações de manutenção do carro
+ Todos podem! Passo a passo de como trocar um pneu

O equipamento deve ser utilizado toda vez que o condutor precisar parar no meio de uma via por conta de alguma emergência. Antes de sair do carro após parar, o pisca-alerta deve ser ligado antes de qualquer outra ação.

Como usar o triângulo de sinalização?
O artigo 1º da Resolução 36 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define que o triângulo de sinalização deve ser colocado a pelo menos 30 metros da parte traseira do veículo, ou seja, aproximadamente 36 passos largos.

No entanto, o ideal é posicionar o triângulo a uma distância que permita que os condutores de outros veículos na pista vejam a sinalização a tempo de parar ou desviar. Assim, é recomendado colocar o triângulo à distância equivalente da velocidade da via. Por exemplo, se o limite de velocidade é de 50km/h, seu triângulo deve ser posicionado a 50m de distância.

Em situações que pioram a visibilidade do condutor, como chuva, neblina ou estrada escura, a distância deve ser dobrada. Utilizando o exemplo acima, o triângulo deve ser posicionado a 100 metros da traseira do veículo. Se estiver parado muito próximo de curvas, a distância deve ser contada a partir do final dela. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.