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Por que o ar quente dá tanto problema no inverno?

Sistema esquecido na maior parte do ano é essencial durante o inverno, mas requer atenção e cuidados básicos

09/07/2021 - Mix Auto Center / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Assim como a direção hidráulica e o ar-condicionado, o ar quente também é um diferencial em evidência dentre os carros à venda cadastrados no site do iCarros. Afinal, o sistema é sinônimo de conforto para enfrentar dias muito frios, o que ajuda a valorizar o carro na hora da revenda.

Agora, imagine não poder contar com este recurso justo quando você mais precisa dele. Pois é. Você sabia que é muito comum ter problemas com o sistema de ar quente do carro logo no início do inverno?

O caso até parece ironia do destino, mas tem uma explicação lógica.

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Da mesma forma que o ar-condicionado só é lembrado no verão, o sistema de ar quente do carro acaba caindo no esquecimento até a chegada do inverno. E este período em inatividade pode ser o grande responsável por você entrar numa fria.

Acontece que o sistema de ar quente pode oxidar e enferrujar se ficar muito tempo parado. Ao acionar o ar quente no inverno, você força a passagem de água quente pelo sistema e logo aparecem os pontos de vazamento.

Como todos os componentes do carro, o sistema de ar quente deve estar com a manutenção sempre em dia para garantir seu bom funcionamento, evitando possíveis prejuízos e dores de cabeça.

Além dos defeitos mecânicos, a falta de manutenção do ar quente também pode levar à proliferação de mofo, vírus e bactérias, extremamente prejudiciais à saúde, principalmente para quem tem predisposição e sofre com problemas respiratórios, como asma e alergias.

De acordo com Luiz Cortez, gerente da Mix Auto Center, os sintomas de problemas no ar quente do carro são cheiro forte ao ligar o sistema e às vezes água pingando na altura dos pés do motorista ou do passageiro - região próxima a onde o radiador de ar quente é geralmente instalado.

A prevenção para não esquentar a cabeça é simples: recomenda-se ligar o ar quente ao menos duas vezes por mês entre 10 a 15 minutos, mesmo durante as épocas mais quentes do ano.

Dessa forma, você evita travar válvulas, solenóides e sistema de circulação do ar quente do seu carro. E, é claro, é imprescindível sempre ter atenção ao nível da água do radiador, onde tudo começa.

Geralmente, a troca de uma válvula defeituosa pode eliminar o problema. O serviço não leva mais de meia hora e o custo estimado é de pelo menos R$ 200 para os carros populares.

Já o custo para reparo do sistema de ar quente é alto: fica em torno dos R$ 600 reais só a mão de obra, fora o novo radiador de ar quente, que você encontra na faixa dos R$ 160 reais. Contudo, isso nem se compara ao valor do ar-condicionado, que pode chegar até R$ 5 mil.

De toda forma, é sempre melhor prevenir do que remediar. Se, mesmo realizando os cuidados indicados, seu carro apresentar sinais incomuns, como aquecimento do motor, solicite apoio profissional de uma auto center de confiança.

Fonte: MixAuto Center

 

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