Entre os dias 19 e 27 deste mês, o Salão de Detroit, primeira mostra internacional do ano, mostrará ao público as novidades mais recentes de design, tecnologia e desempenho da indústria automotiva.
A 101ª edição do salão destaca os modelos grandes, bem ao gosto dos americanos, como as picapes Doge Ram e Ford F-150, além de utilitários esportivos. Uma consciência ecológica (mas em escala bem menor), já registrada no Salão de Frankfurt do ano passado, marca presença forte em meio aos lançamentos do evento, caso da Ferrari 430 Spider BioFuel Concept.
Entre os tradicionais conceitos do salão americano, além dessa tendência verde, as montadoras apostaram suas fichas em desempenho, como a Audi, no R8 V12 a diesel de 506 cv de potência.
Para o Brasil, as novidades não são muitas. Algumas delas, no entanto, já começam chegar ao País em breve. O Mercedes-Benz SLK traz leves retoques, como modificações visuais na dianteira e também na parte de trás.
O lançamento mundial do Volkswagen Passat CC engloba o mercado brasileiro, mas ainda não tem data definida para a sua chegada. O cupê de quatro portas tem motores que vão dos 160 cv aos 300 cv de potência. Seu destaque é o enorme teto panorâmico.
No segmento de utilitários, as boas novas são o utilitário Ford Edge, já mostrado no Salão de Detroit de 2006, e o Chevrolet Captiva, que substituirá a envelhecida Blazer. Este último, produzido na Coréia e na Rússia, também é comercializado na Argentina. Tem grandes chances de ser produzido no Mercosul.
Da alemã BMW virão o X6, um utilitário com um toque de cupê e cujo rival número 1 seria o Mercedes-Benz Classe R, e o Série 1 Cabriolet, versão conversível do hatch da marca. O acionamento do teto, realizado em 22 segundos, pode ser feito quando o carro está em uma velocidade de até 40 km/h.