A Jaguar abriu seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo prometendo novidades. Os representantes da montadora aproveitaram para elogiar a parceria com a indiana Tata, fazer uma pequena crítica a Ford e ainda, lançar oficialmente o sedã de luxo XJ no Brasil.
Em sua apresentação logo de cara o presidente do grupo SHC, representante oficial da marca Jaguar no Brasil, avisou que o objetivo da parceria é crescer. "Vamos ampliar a rede no País, estamos trabalhando em conjunto com a matriz inglesa, que, com a Tata, planeja ter novos lançamentos em todos os segmentos", afirmou o executivo. "A Ford (antiga dona do grupo Jaguar), nos deu melhoria nos produtos, mas estávamos muito amarrados com ela, agora teremos mais liberdade", explicou.
Este plano, se aplicado ao Brasil, começa com o lançamento do XJ. Apesar do mercado pequeno (Cerca de 60 unidades por ano, segundo dado fornecido pelo executivo), o lançamento tende a fortificar a marca no País. Com 510 cv de potência, o sedã de luxo é feito todo em alumínio, pesando apenas 1.800 kg. O preço do modelo no país será de R$ 580 mil.
A montadora também afirmou que os planos no Brasil não se resumem a modelos de luxo. "Teremos novos carros, com motores menores, mas a mesma potência, utilizando a tecnologia turbo", afirmou o diretor da Jaguar no Brasil, Ivan Fonseca e Silva.