Variante aventureira do modelo vai à França. Produção deve começar em 2010, mantendo as linhas do protótipo.
10/09/2008 - Redação / Fonte: iCarros
Mini Crossover Concept.
1/9
Traseira do Mini.
2/9
Portas assimetricas do Mini.
3/9
Painel do Crossover.
4/9
Detalhe do 'Centre Globe'.
5/9
Porta traseira em peça única.
6/9
Mini One, modelo de entrada da marca.
7/9
Mini Clubman, versão extendida do carrinho.
8/9
O Clubman também usa uma disposição peculiar de portas, sendo duas de um lado e apenas uma no outro. Na traseira, duas portas convencionais.
9/9
Apesar de ter a mesma base e linhas retrô dos outros Mini, as semelhanças param por aí. O Crossover Concept que será mostrado no Salão de Paris é o maior já revelado pela montadora britânica, controlada pela BMW. O protótipo é o primeiro Mini a ter mais de 4 metros de comprimento (4,13 m). Ele também é mais alto e mais largo que seus irmãos, com 1,59 metro de altura e 1,83 metro de largura.
O que chama a atenção no carrinho são as peculiaridades: as portas estão dispostas assimetricamente, com o lado direito utilizando duas portas convencionais, enquanto no lado esquerdo o acesso do motorista é maior que os outros e conta ainda com uma porta deslizante. Na traseira, a porta em peça única se abre lateralmente.
Além disso, o Mini Crossover Concept conta com o Centre Globe, um display em formato de globo que usa projetores a laser para dar as informações dos sistemas de navegação, entretenimento e telecomunicações.
Cogita-se que o carro deva utilizar o mesmo motor transversal dos outros Mini, acoplado a um sistema de tração nas quatro rodas. O nome definitivo ainda não foi definido, mas especula-se que deverá ser Crossman; a fábrica, porém, diz que o carro será chamado de Mini Cross. A partir do ano que vem, a BMW passará a importar modelos da marca no Brasil.