entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

França campeã: conheça 10 carros franceses de mais sucesso

Sucesso de público e de crítica, esses dez carros franceses marcaram época e, até hoje, são cultuados

16/07/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Bicampeã mundial após vencer a Croácia por 4 a 2, a França se consagrou como uma das poucas seleções com mais de uma vitória no mundial da Fifa. Além de sua importante história no futebol, a França também tem um grande legado com automóveis. Para mostrar a importância dessa indústria local, reunimos dez carros franceses de grande sucesso ao longo da história.

Leia mais:
Dez versões do Peugeot 206 que não tivemos no Brasil
Novo DS 3 deve ser lançado em breve como SUV
Renault Sandero 2020 reestilizado terá traseira exclusiva

A lista não engloba somente carros franceses que venderam milhões de unidades, inclui também modelos que tiveram muito sucesso de público e crítica, marcaram época e, até hoje, possuem fãs pelo mundo inteiro.

Peugeot 206

Até hoje com título de Peugeot mais vendido de todos os tempos com nada menos do que 8,6 milhões de unidades vendidas, o 206 foi um grande marco na história da fabricante francesa e também do segmento de compactos. Seu visual arredondado e esportivo foi grande destaque no seu lançamento e envelheceu bem ao longo dos anos. Ele teve derivados de todas as categorias: sedã, perua, picape, aventureiro e dezenas de versões esportivas. Mesmo sendo um projeto dos anos 1990, ele é produzido até hoje no Irã.

Renault 4

Um dos mais duradouros modelos da Renault (fabricado entre 1961 e 1994), o 4 também é um dos mais emblemáticos carros da marca. Criado para bater o Citroën 2CV, o Renault 4 aproveitou das boas sacadas do rival, mas adotou soluções para críticas e defeitos do Citroën. Ele foi vendido com pequenos motores de quatro cilindros com deslocamento variando entre 0.7 e 1.1. O Papa Francisco também teve um desses simpáticos Renault. 

Citroën 2CV

Apelidado de guarda chuva sobre rodas, o Citroën 2CV é emblemático para os franceses no mesmo nível que o Volkswagen Fusca é idolatrado por brasileiros e alemães. Criado para transportar quatro franceses e uma caixa de ovos sem quebrar pelos campos da França, o compacto também foi responsável por colocar a nação sobre rodas. Apesar de extremamente simples, ele foi vendido interruptamente entre 1948 e 1990 com mais de 3,8 milhões de unidades.

Renault Twingo

Desenvolvido como sucessor do icônico Renault 5, o Twingo conquistou o mundo com seu design simpático e soluções de design inovadoras. Apesar de pequeno, sua carroceria monovolume ajudava a deixar a cabine espaçosa. O modelo foi um dos primeiros a adotar painel digital centralizado e banco traseiro deslizante. Sua primeira geração é a mais cultuada pelos fãs da Renault. O atual Twingo, lançado em 2014, foi desenvolvido em parceria com a Smart e tem motor e tração traseira, fazendo dele um divertido hatch compacto.

Citroën DS

De tão icônico, o Citroën DS emprestou seu nome para a marca de luxo da PSA criada em 2009. Vendido entre 1955 e 1975, o modelo teve cerca de 1,5 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo. Ele foi primeiro Citroën equipado com sistema de suspensão pneumática. Graças ao sistema, o presidente Frances Charles de Gaulle foi salvo de uma tentativa de assassinato, onde um dos pneus foi furado e, mesmo assim. o DS conseguiu andar normalmente a toda velocidade.

Renault Clio

Carro francês mais vendido da história, o Renault Clio também fez sua história no Brasil. Ao longo de suas quatro gerações, o hatch lançado em 1990 já vendeu mais de 12 milhões de unidades. O Brasil teve apenas as duas primeiras gerações, sendo somente a segunda fabricada em solo nacional. Por aqui, ele teve suas versões mais caras substituídas pelo Sandero, para depois ser transformado em um modelo de entrada capado em itens de série para custar pouco. Seu papel hoje é cumprido pelo Kwid.

Peugeot 405

Produzido interruptamente desde 1987, o Peugeot 405 é outro exemplo de sucesso da fabricante francesa que ganhou sobrevida no Irã. Ele foi vendido na Europa até 1997, dois anos depois de ter sua produção iniciada no Irã. Hoje em dia o sedã oferece sua plataforma a outros modelos da Peugeot do Irã, é oferecido com o nome de Peugeot Pars (levemente reestilizado), tem versões picape e até mesmo uma bizarra variante com tração traseira.

Renault Espace

Renault e Chrysler batalham até hoje pelo título de criadora da primeira minivan do mundo. Para os franceses, foi a Renault com a Espace, assim como nós brasileiros sabemos que Santos Dumont foi o inventor do avião, não os irmãos Wright como dizem os americanos. Produzida desde 1984, a Espace revolucionou o mercado ao juntar espaço interno farto, com acabamento de sedã médio e boas sacadas de aproveitamento de espaço. Atualmente em sua quinta geração, ela adotou alguns elementos dos SUVs e está mais bonita do que nunca.

Peugeot 504 Pick-up

Mais conhecida pelos brasileiros como Peugeot 1,3 tonelada, a picape do 504 é reconhecida por sua robustez. Ela foi vendida nos quatro cantos do mundo desde que sua produção foi iniciada em 1968. A picape não deixou sucessor, mas foi produzida na Argentina até 1999 e no Quênia até 2004. Além dela, a Peugeot produziu apenas outra picape, a compacta Hoggar desenvolvida no Brasil e derivada do 206/207.

Renault Scénic

Tal qual a Espace inaugurou o segmento de minivans, a Renault Scénic foi a primeira minivan média a ser vendida no mercado. Derivada do Mégane (tanto que era chamada de Mégane Scénic nos primeiros anos), foi também o primeiro carro francês produzido no Brasil. Com grande área envidraçada, mesinhas tipo avião e um alçapão para guardar objetos, ela encantou os compradores pelo farto espaço interno. Atualmente em sua quarta geração, a Scénic adotou estilo esportivo e é vendida sempre com rodas de liga leve com 20 polegadas.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.