28/08/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Existem diversos itens que são obrigatórios nos veículos atualmente, mas você sabia que alguns deles já foram opcionais?
É o caso do airbag e freio ABS, por exemplo. Porém, também existem itens que são necessários no carro brasileiro, mas que podem ser opcionais nas leis de outros países. Confira abaixo algumas curiosidades.
Carro sem limpador de para-brisa?
A polêmica do para-brisa é curiosa, porque existem carros esportivos comercializados na Europa que, na prática, não poderiam ser habilitados no Brasil. É o caso dos modelos Ferrari Monza SP1 e SP2, que não utilizam para-brisa, e são comercializados lá fora a partir de R$ 10 milhões.
De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), não existe nada explícito na lei que obrigue os carros nacionais serem oferecidos com para-brisa, mas o mesmo órgão exige que os sistemas de limpador e lavador do para-brisa sejam oferecidos de série em todos os veículos.
Airbag e freio ABS
A obrigatoriedade para a presença de airbags (pelo menos dois) e freios ABS em todos os carros produzidos no Brasil passou a valer a partir de 1º de janeiro de 2014. Estes dois itens têm como objetivo principal trazer maior segurança para todos os ocupantes do carro.
Ar-condicionado é obrigatório?
Todos os veículos 0 km produzidos no Brasil passaram a vir de série com ar-condicionado nos modelos 2022/2023. A única exceção é a picape Saveiro, que ainda é encontrada em versão sem ar-condicionado no configurador da Volkswagen.
Desta maneira não há uma obrigatoriedade para a presença do ar-condicionado nos veículos brasileiros, mas o próprio mercado “impôs” essa regra. Junto com direção assistida (hidráulica) e vidros elétricos, o ar-condicionado compõe a expressão popular “kit dignidade”.
Isofix para segurança das crianças
O sistema de fixação ISOFIX, designado para prender com segurança as cadeirinhas infantis, é obrigatório nos novos modelos desde janeiro de 2018. A obrigatoriedade está prevista na Resolução 518 do Contran.
Cinto de 3 pontos e apoios de cabeça
Até alguns anos atrás era comum vermos carros sem o cinto de três pontos para os bancos traseiros, principalmente para quem precisava se acomodar no banco do meio. O mesmo valia para o apoio de cabeça. Esses equipamentos passaram a ser obrigatórios para os veículos 0 km a partir de 2015.
Caso reverso: extintor de incêndio deixou de ser obrigatório
Os carros de passeio não precisam mais transportar o extintor de incêndio. Essa mudança na lei passou a valer em setembro de 2015 e inclui também utilitários, caminhonetes, triciclos de cabine fechada, picapes. Apenas caminhões, ônibus, veículos de transporte de produtos gasosos, líquidos e inflamáveis, além de veículos que trabalham com transporte de passageiros seguem sendo obrigados a transportar o extintor.
Outros itens obrigatórios em todos os veículos brasileiros são: para-choque, faróis, seta, buzina e luzes de freio.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro