entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Vale a pena carregar o carro elétrico em estacionamentos?

Rodamos com o Renault Kwid E-Tech em SP, onde há boas opções de recarga grátis, mas filas tendem a aumentar no futuro

17/02/2023 - Rodrigo França/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O dono de carro elétrico hoje no Brasil ainda desfruta de uma certa áurea de cliente VIP quando o assunto é utilização das vias públicas e estacionamentos no Brasil.  

Assim como um portador daqueles cartões de crédito cheio de benefícios, o motorista de um modelo 100% elétrico tem vantagens práticas no dia a dia que vão desde a isenção do rodízio na cidade de São Paulo até vagas em locais privilegiados em shopping centers, por exemplo. 

Mas será que vale a pena usar o carro elétrico para recarregar em estacionamentos? Para responder esta pergunta, a reportagem de iCarros passou uma semana com o novo Renault Kwid e-Tech, modelo mais popular da marca francesa que é 100% elétrico e é presença constante na classificação de qual é o carro elétrico mais barato do Brasil. 

Em fevereiro de 2023, o valor do Renault Kwid e-Tech é de R$ 146.990, preço que rivaliza com o do Caoa Chery iCar dependendo do mês de pesquisa – podemos considerar que é quase um “empate técnico” neste caso, já que as próprias montadoras se utilizam de promoções momentâneas para conseguir este status de “carro elétrico mais barato do Brasil”. 

É claro que os preços ainda precisam se popularizar em nosso País, mas a grande vantagem do modelo eletrificado no Brasil é que, justamente por ser um ainda mercado pequeno, ele traz ao seu motorista aquele status VIP quando o assunto é estacionar o carro. 

Um bom exemplo acontece no Kartódromo Granja Viana, em Cotia, região metropolitana de São Paulo. No sábado, durante a primeira etapa da Copa São Paulo de Kart, conseguimos a privilegiada vaga logo ao lado da recepção em um estacionamento que estava praticamente lotado – havia fila de espera para o estacionamento principal (o secundário fica a cerca de 200 metros do kartódromo). 

Além da localização, a vantagem foi carregar a autonomia da bateria, que já estava em 49%. Em quatro horas, o carregamento já foi total, saindo de lá com 100% da bateria e sem pagar pela energia, oferecida como cortesia do kartódromo. Ah, sim, o estacionamento custou R$ 12 no período, mas note que este também seria o custo caso o meu carro tivesse com motor a combustão. 

Outro benefício de ter carro elétrico foi na visita ao shopping no domingo. Dia de ir com a esposa e a filha ao teatro: chegamos bem em cima do horário da peça e as vagas de estacionamento já estavam praticamente lotadas em todos os andares.  

Mas eis que as vagas especiais para carro elétrico aparecem como um cantil de água no deserto. E com um detalhe: só restava uma totalmente desocupada. Foi ali mesmo onde estacionei (confesso que imaginava que elas estariam bem menos disputadas) 

No Shopping Villa Lobos, por exemplo, o motorista de carro elétrico também não paga pela recarga. No estacionamento no Kartódromo Granja Viana, eu apenas abri a frente do capô para plugar o cabo de energia e já iniciar a recarga (no caso do Renault Kwid e-Tech, ele te mostra no painel o andamento do carregamento da bateria em porcentagem: 50%, 51%, 52%…). 

Já no caso do shopping, era preciso baixar um aplicativo no celular (App Tupinambá), mas com interface bem amigável e de forma bem simples e didática. Até imaginei que isso poderia gerar um custo, mas eis que ao final da recarga a mensagem vem no celular de quantos kWh você carregou no tempo de permanência (2 horas e 45 minutos no meu caso) a um custo... grátis!  

Música para os ouvidos deste jornalista – e confirmando a nossa teoria que o tratamento VIP ao dono de carro elétrico é uma realidade, até porque achar uma vaga em um shopping center em São Paulo num domingo chuvoso à tarde já seria uma missão complicada, ganhando ainda a recarga como bônus foi melhor ainda. 

É verdade que o pagamento do estacionamento é o mesmo da tabela do carro a combustão, mas, se você considerar o custo do KWH em São Paulo (cerca de R$ 1), você pode até completar a total autonomia da bateria do Kwid com R$ 30. Ou seja, seu estacionamento pode sair até “de graça” considerando a economia de energia. 

Mas é claro que nem tudo são boas notícias. No próprio exemplo do shopping, as vagas para carros elétricos já estavam bem concorridas – eu só consegui pegar a última por estar com um carro compacto, já que ela era bem junto a pilastra e estava apertada pelo vizinho com um grande SUV. 

E outra: quanto mais popular o carro elétrico ficar, mais difícil será este “subsídio” de energia. Afinal, não dá para imaginar um shopping center com 2.000 carregadores dando grátis energia assim tão facilmente, não é mesmo? 

Por isso, o veredicto é que, em 2023, ainda vale a pena usar o estacionamento para carregar o carro elétrico, seja em shoppings, eletropostos, comércios etc. Aproveite agora a sensação de ter tratamento diferenciado no trânsito em São Paulo. Até porque esta sala VIP está com cara de que vai encher em breve. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.