entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Tudo sobre os combustíveis: etanol, diesel e gasolina

Gasolina premium, etanol aditivado e outros termos. Explicamos as diferenças de cada combustível

17/02/2023 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

É inerente para todo mundo que possui um carro: é necessário abastecê-lo ou recarregá-lo, independente de qual o combustível ou bateria. Isso vale para qualquer veículo: movidos à gasolina, etanol, diesel, GNV ou eletricidade. Mas há uma infinidade de produtos nos postos de combustível, como gasolinas diversas (aditivada, comum, premium). Se você se confunde com isso, iCarros explica para você agora.

Gasolina comum

Esse o combustível mais comum (sem trocadilhos) nos postos do País. Chamada de “tipo C” pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Além do derivado de petróleo, há uma porcentagem de etanol anidro, além de enxofre.

Gasolina aditivada

Semelhante à gasolina tipo C, a aditivada possui uma carga maior de agentes detergentes, e isso impede ao acúmulo de detritos dentro do bloco, além de limpar o material que já está depositado no local. Apesar disso, não há ganho de desempenho no carro.

Gasolina premium

Em relação à gasolina comum, a Premium possui maior octanagem e uma queima mais eficiente, que permite uma vida útil mais longa aos componentes do carro. Isso não representa que o carro vá ter ganho de desempenho e, além disso, esta gasolina é a mais cara entre todas.

Etanol comum

Derivado da fermentação da cana-de-açúcar, o etanol que é visto nos postos de combustível em todo o Brasil e do tipo hidratado. Em forma pura, o etanol não é capaz de fazer uma lubrificação satisfatória dos componentes do motor, como ocorre com a gasolina, por exemplo.

Etanol aditivado

Como ocorre na gasolina aditivada, o etanol também pode receber agentes para a atuação na limpeza dos componentes internos do motor. Também é válido para dar atenção ao uso de combustível vegetal com aditivos de limpeza.

Diesel S-10

Derivado do petróleo tanto quanto a gasolina, o diesel leva a sigla “S-10” em seu nome por conta da quantidade de enxofre, 10 ppm. Menos poluente, o Diesel S-10 é encontrado em postos da região metropolitana, e é de uso obrigatório para ônibus de linhas municipais e intermunicipais. Ainda há a adição de 5% de biodiesel.

Diesel aditivado

Este produto recebe os mais diversos nomes no mercado, e atua de maneiras diferentes: com agentes de limpeza, desaguantes (que tem o objetivo de retirar a umidade), antiespumantes (para diminuir o tempo de abastecimento e aumentar o volume que entra no tanque) ou podem até aumentar o nível de cetano, o que melhora a combustão e reduz as emissões de poluentes.

GNV

O gás natural veicular não conta com aditivos ou variações, o que o torna o combustível mais puro encontrado nos postos de todo o País. Encontrado nas mesmas jazidas onde é extraído o petróleo, o GNV é encanado e distribuído para os postos, o que evita adulterações e torna o preço mais baixo em relação a gasolina e etanol.

Eletricidade

O mais barato dos "combustíveis" hoje em dia é a energia elétrica. Basta ligar o carro a uma tomada, que pode ser de recarga rápida ou uma comum de casa, para recarregar as baterias e na sequência rodar com seu carro nas ruas do País.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.