entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Tudo o que você precisa saber sobre pastilhas de freio

Fundamentais para a segurança do carro, elas merecem atenção; confira cinco dúvidas comuns as respostas para elas

06/08/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Embora a maioria dos motoristas tenha uma boa noção da importância das pastilhas dos freios para sua segurança, as dúvidas em relação a esse componente costumam ser comuns. Pensando nisso, iCarros preparou uma pequena lista de perguntas e respostas a seguir.  

1 – Como as pastilhas freiam o carro? 

As pastilhas ficam instaladas em uma estrutura conhecida como pinça, montada junto de um disco de aço, que por sua vez é preso à estrutura do eixo da roda. Cada vez que você pisa no pedal do freio, essa pinça se fecha, comprimindo as pastilhas contra o disco. É o atrito que reduz a velocidade das rodas, até parar o carro. 

Para gerar esse atrito, as pastilhas são revestidas com uma camada de um material áspero, mas menos duro que o dos discos, para não danificá-los. É por isso que as pastilhas se desgastam com o tempo. Esse material também ajuda a dissipar o calor gerado pelo atrito. 

+ Como fazer transferência de veículo?

2 – Há pastilhas de freio em todas as rodas do carro? 

Na maioria dos carros atuais, o sistema de freios utiliza discos e pastilhas nas rodas dianteiras e, nas rodas traseiras, têm tambores e lonas – um sistema mais antigo, mas que é eficiente, especialmente quando usado em conjunto com os discos das outras rodas. Isso porque, nos automóveis, a maior força de frenagem é aplicada sempre à dianteira. 

As lonas têm função semelhante à das pastilhas e que agem dentro dos tambores também por atrito. Há, porém, modelos de automóvel com freios a disco nas quatro rodas, especialmente, pois esse sistema é mais eficiente na maioria das situações. 

3 – Pastilha de freio precisa ser trocada de quanto em quanto tempo? 

Por trabalharem em atrito constante com os discos, as pastilhas sofrem um desgaste natural e, depois de algum tempo, precisam ser substituídas. Esse prazo, porém, pode variar de acordo com o tipo de uso do carro e também com o modo como ele é conduzido. 

+ Como funcionam os estacionamentos rotativos no Brasil?

Por exemplo, um mesmo modelo, que rode o tempo todo com bagagens e passageiros, tende a consumir mais esse componente do que outro, que circule quase sempre apenas com o motorista. Além disso, pastilhas no carro de quem dirige usa a redução de marchas e o motor para diminuir a velocidade duram mais do que no dos que não têm esse hábito. 

Em geral, a recomendação é de que se faça uma revisão geral do sistema de freios a cada 10 mil km ou a cada ano (o que vier primeiro), verificando não somente o estado das pastilhas, mas também dos cilindros dutos etc. Esse mesmo prazo é o indicado para a troca do fluido, ainda que os componentes estejam ok. 

4 – Como identificar problemas nas pastilhas de freio do meu carro? 

O primeiro – e pior – sintoma de desgaste é a perda de eficiência na frenagem. Pedal de freio indo até mais baixo que o habitual ou passando a sensação de estar “esponjoso”, distância maior até a parada do veículo ou ruídos estranhos na hora de frear são também sinais bem claros de problemas. 

Além disso, quando as pastilhas se desgastam, é comum o nível do fluido de freio baixar um pouco – isso porque, simplificando, a distância entre o pedal e a roda que o líquido precisa preencher aumenta um pouquinho.  

Na maioria dos automóveis, esse problema também faz acender uma luz de aviso (geralmente com um ícone em forma de ponto de exclamação) no painel. Esses sintomas podem, também, estar relacionados a outros componentes e partes do sistema de freio, mas devem funcionar como uma ordem expressa para levar o carro à oficina. 

5 – Preciso colocar discos novos sempre que mudar as pastilhas? 

Não. Se usados corretamente – o que inclui as revisões periódicas do sistema de freio e, também, a troca das pastilhas nos momentos adequados – os discos de freio têm vida longa. O que mais apressa o seu desgaste é justamente continuar com pastilhas que já passaram de seu limite de uso. 

Sem a camada de material especial que mencionamos lá no item 1 desta lista, o que entra em contato com a superfície do disco é o aço da base das pastilhas, tão duro quanto ele e capaz de cavar sulcos em sua face. A integridade e o estado dos discos são coisas que devem ser verificadas a cada revisão do sistema de freios. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.