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J3 Turin x Celer sedã: revanche chinesa?

No Brasil, ser "chinês" pode ser problema. Ou será que não? Veja quem leva a melhor: JAC J3 Turin ou Chery Celer sedã

21/07/2015 - Texto e Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Quem está no mercado em busca de um sedã compacto não tem como primeira opção o chinês JAC J3 Turin ou o recém-nacionalizado Chery Celer sedã. Mesmo com ambos custando em torno de R$ 42 mil e trazendo motores 1.5 flex, ar-condicionado, direção hidráulica e acionamento elétrico de vidros, travas e espelhos.

O Fiat Grand Siena mais barato custa R$ 45.730 com motor 1.4 e não tem vidro elétrico nas portas traseiras. Já o Volkswagen Voyage mais simples (Trendline com ar-condicionado e direção hidráulica opcionais) custa menos, R$ 44.440, só que é 1.0. Seria então essa dupla chinesa capaz de tirar o sono dos modelos citados? Não. Mas isso não significa que J3 Turin e Celer sedã não sejam uma opção para quem busca uma boa barganha nesse segmento.

O JAC, ainda importado da China, custa R$ 41.590 e traz sensor de estacionamento traseiro e rádio com entrada USB. O mesmo vale para o Chery, agora feito em Jacareí (SP), que custa R$ 41.990. Ambos possuem também rodas de liga leve aro 15 de série, opcionais no Grand Siena e no Voyage.

Nas medidas, tanto J3 Turin quanto Celer sedã têm 1,5 m de altura e 1,7 m de largura. Mas o último tem 4,3 m de comprimento e 2,5 m de entre-eixos, contra 4,1 m e 2,4 m, respectivamente, do JAC. Contudo, o Chery, com 450 litros, perde em porta-malas para o JAC, que é capaz de acomodar 490 litros.

Ambos possuem motores flex 1.5 16V com comando variável de válvulas para a admissão, mas o J3 é mais potente, entregando 127 cv e 15,7 kgfm frente aos 113 cv e 15,5 kgfm do Celer, os dois rodando com etanol. Apenas no J3, o sistema de partida a frio dispensa o tanque auxiliar de gasolina e o câmbio é sempre manual de cinco velocidades.

Espaço ou conjunto?

Como se viu nas medidas, o Celer tem mais espaço interno, principalmente no banco traseiro, graças ao maior entre-eixos. Se fosse um pouco mais largo levaria três adultos, mas dois se acomodam melhor com sobra para pernas e cabeças. No J3 Turin, o espaço para os joelhos e cabeça é justo e um terceiro adulto no banco de trás fica apertado.

O Celer sedã tem um porta-malas melhor, mesmo tendo menor capacidade de carga. A sacada da Chery foi utilizar um tampão que se abre junto com a janela, como num hatch, permitindo levar itens maiores. O senão fica para a altura do para-choque. A peça é muito elevada e exige esforço para erguer itens até o acesso do bagageiro. Na unidade avaliada, o fechamento da tampa exigiu esforço, apesar da presença visível de graxa branca no trinco. O J3 Turin tem um bagageiro tradicional de sedã. É maior, mas itens grandes podem não entrar por causa da menor área de acesso. As alças convencionais que invadem o porta-malas também exigem cuidado para não amassar as bagagens quando fechadas.

À exceção do rádio do Chery, que traz uma entrada USB convencional (a do JAC é do tipo mini-USB), as vantagens do Celer sedã acabam por aí. Em todos os outros quesitos o J3 Turin é melhor.

O motor do JAC é mais potente e o carro é mais leve: são 1.100 kg contra 1.210 kg do rival. O resultado é uma aceleração mais forte. Além disso, o propulsor do J3 é mais refinado e elástico. Entrega potência em uma faixa maior de rotações e o faz de maneira mais silenciosa que o rival. O câmbio do Celer também é mais impreciso que o do rival, que é firme e fácil de engatar. De suspensão ninguém leva a melhor, pois ambos são calibrados para conforto, o que acaba resultando numa maior rolagem da carroceria em mudanças de direção e os dois tendem a sair de frente em situações próximas ao limite de aderência.

Quando o JAC J3 desembarcou no Brasil, em 2011, foi criticado pelo acabamento muito simples. Em 2014, com o facelift, a situação ficou melhor: instrumentos mais visíveis, plásticos de melhor qualidade e a montagem das peças foram aprimorados. Hoje, um J3 não deve em acabamento para os demais carros de entrada do segmento. Já o Chery Celer, mesmo após a nacionalização e o facelift - mostrados pela primeira vez no Salão de São Paulo de 2014 -, ainda é mais simples, lembrando aquele primeiro J3 de 2011.

Escolha de Thiago Moreno - Se você não tem preconceito e busca um bom negócio na hora de comprar um sedã compacto, tanto o Chery Celer sedã quanto o JAC J3 Turin são opções válidas. Mas você precisa ter muita necessidade por espaço interno para justificar a compra do Celer. Com melhor conjunto mecânico e acabamento, é o J3 Turin quem leva o comparativo.
 

 

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