29/07/2016 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
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O movimento em direção aos modelos de entrada gerou uma flexibilização nos pacotes de serviços. Antes, o OnStar vinha com todas as opções habilitadas. Agora, dependendo da versão do Onix ou do Prisma, há mais ou menos possibilidades. Os pacotes são chamados de Safe, Protect e Exclusive. O primeiro equipa os Onix LT 1.0 sem a central multimídia, já o segundo está presente em todos os carros com o MyLink e o terceiro é exclusivo das versões LTZ.
Confira o que cada pacote oferece:
Pacote Safe
- Aplicativo OnStar: por meio de um programa para smartphones que pode ser baixado tanto da Apple Store (para iOS) quanto da Play Store (Android), o motorista pode comandar funções do carro remotamente pelo celular, como travar e destravar portas e acionar buzina e luzes. O usuário ainda pode usar a navegação do OnStar por meio do aplicativo, receber um alerta de movimento, alerta de valet (avisa se o carro se moveu mais que 500 m desde a ativação), localização atual do carro, função siga-me (monitora o movimento do carro por 15 minutos) e compartilhamento de rota.
- Diagnóstico: Por meio do aplicativo para smartphone, é possível consultar alguns dados do veículo como modelo, placa, quilometragem e pressão de cada um dos pneus, quando disponível sensor no veículo
- Portal OnStar: além de permitir ao motorista comandar diversas funções do veículo e monitorá-lo a longas distâncias, como no aplicativo, o portal ainda permite ao motorista consultar deslocamentos feitos pelo automóvel por intervalos de datas e horários, simular trajetos e calcular distâncias, entre outros.
- Segurança: se o carro estiver equipado com sensores antifurto, em caso de arrombamento, o sistema OnStar é acionado e tenta entrar em contato com o proprietário. É possível acompanhar a trajetória e localizar o carro pelo sinal GPS. A central OnStar pode enviar comandos para que o carro diminua a velocidade independente da ação do motorista e até bloquear totalmente o motor. Vale salientar, porém, que a recuperação deve ser feita pela Polícia Militar, o que exige que o dono ainda registre o Boletim de Ocorrência em delegacia.
- Monitoramento de rota: o usuário do OnStar pode pedir para que a central monitore um roteiro. Caso o carro saia desse roteiro, a central do OnStar entra em contato com o motorista para orientá-lo sobre como voltar para a rota original, se desejado.
- Destino seguro: A partir de solicitação do proprietário de um veículo com OnStar, a central do serviço passará a monitorar o veículo, mesmo que guiado por terceiros, e informará a ele ou a pessoa indicada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de destino.
Pacote Protect
Itens do Safe mais:
- Emergência: pressionando o botão SOS no espelho do carro, o usuário é encaminhado a um atendimento prioritário do OnStar. Lá, pode ser colocado em contato diretamente com os serviços de guincho nos casos de pane do carro. Em caso de acidente, com deflação dos airbags, o sistema OnStar envia automaticamente a localização exata do veículo para os atendentes, que primeiro tentam se comunicar com os ocupantes do carro e pode até fazer a ligação automaticamente para os serviços públicos de emergência.
Pacote Exclusive
Itens do Protect mais:
- Concierge: o usuário pode ligar para a central e pedir informações disponíveis na internet, reservar horários ou acomodações funcionando como assistente pessoal e é possível criar um aviso de rodízio veicular.
- Navegação: mesmo sem navegação por GPS, o usuário pode ligar para o OnStar e pedir que a rota para um ponto de interesse seja transferida para o carro, que fará a navegação por setas (caso equipado com My Link) e/ou por voz via sistema de som. Além disso, os atendentes da OnStar também podem dar informações relevantes sobre pontos turísticos ou de interesse baseado na localização do carro.
E quanto custa o OnStar?
Quando o sistema foi lançado com o antigo Cruze, ainda em 2015, não se falou de preços para o serviço, que não era dividido em pacotes. Agora há opção de escolher os serviços prestados o que pode impactar os valores dos planos. Pode, na condicional mesmo, porque algo que não mudou de 2015 até agora é o fato de a Chevrolet não ter preços para os serviços.
De acordo com a marca, os valores serão divulgados apenas entre o final de agosto e o início de setembro, quando os primeiros Cruze com OnStar começarão a fazer a renovação do serviço, que tem um plano com validade de 12 meses. Segundo a Chevrolet, ainda se realiza um estudo de preços com outros serviços similares de rastreadores e assistentes pessoais para definir os valores definitivos.
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