20/09/2016 - Anamaria Rinaldi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
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Mais recentemente, o lançamento da linha 2017 do Fiat Uno trouxe novos avanços no segmento dos compactos. Veja a seguir equipamentos e tecnologias que se destacam no novo modelo, agora equipado com motores 1.0 e 1.3:
1. Direção elétrica com função City
Cada vez mais modelos têm substituído a direção hidráulica pela elétrica que, entre os benefícios, oferece redução no consumo de combustível. Segundo a Fiat, ela corresponde a aproximadamente 8% do consumo de um sistema com assistência hidráulica. Muitos modelos já contam até com a função progressiva, ou seja, a rigidez do volante varia conforme a velocidade para oferecer maior leveza em manobras de estacionamento e maior rigidez na estrada em altas velocidades. Esse item não é novidade, é verdade. Mas ingressa pela primeira vez na gama do Uno que, aliás, oferece a opção "City" - ela estreou no Stilo e está presente hoje no Bravo. Acionada por um botão no console, essa função atua como a direção progressiva. Quando ligada, reduz a rigidez do volante em quase 50% para aumentar o conforto na cidade. Ela é desativada automaticamente quando o veículo atinge a velocidade de 46 km/h.
2. Sistema Start/Stop
Ainda hoje mais presente em carros de segmentos superiores, o sistema Start/Stop foi introduzido no Uno em 2015 na versão Evolution 1.4. Agora, integra a lista de equipamentos de todas as configurações com motor 1.3 (Way e Sporting). Atuando tanto com câmbio manual quanto com o automatizado Dualogic, ele desliga o motor em paradas rápidas em semáforos para ajudar a reduzir o consumo de combustível - segundo a Fiat pode representar mais de 20% de economia. E no Uno o motorista sente muito pouco os momentos de ligar e religar o motor, sendo bastante sutil.
3. Assistente de partida em rampa
As transmissões automatizadas geram uma reclamação frequente: o carro desce um pouco em ladeiras ao soltar o pedal do freio e acionar o do acelerador. Para resolver esse incômodo, a Fiat acrescentou às versões Dualogic (Way e Sporting) o Hill Holder, ou assistente de partida em rampa, que segura o veículo por alguns segundos após soltar o freio para que o condutor tenha tempo de pisar no acelerador e arrancar em uma subida íngreme.
4. Controle de tração e de estabilidade
Obrigatório nos carros no Brasil a partir de 2020, o controle de estabilidade - também conhecido pelas siglas ESP ou ESC - é fundamental na segurança do veículo. Por meio de sensores, esse sistema identifica quando há perda de tração e atua junto aos freios individualmente em cada roda para manter o veículo na trajetória original, evitando assim derrapagens em curvas ou pisos com baixa aderência. Junto com o controle de estabilidade está o de tração, que limita o escorregamento das rodas tracionadas, transferindo o torque para as demais e permitindo que o veículo acelere de forma apropriada. Ambos os sistemas vêm de série nas versões Dualogic.
5. Partida a frio sem tanquinho
Também está se tornando comum o uso de sistemas de partida a frio que dispensam o tanque auxiliar de gasolina. Além de reduzir o peso ao eliminar o tanque extra, ele permite a partida mesmo com 100% de etanol no reservatório e em temperaturas negativas.
6. Motor 1.0 de três cilindros
As opções tricilíndricas vêm se multiplicando no Brasil: já temos VW up!, Hyundai HB20 e Ford Ka, além dos turbinados como o Ford New Fiesta. Agora, enfim, a Fiat entra nessa tendência com a família de motores Firefly. E o destaque no Uno é oferecer o maior torque entre os mil três cilindros aspirados.
7. Bloco de alumínio
De acordo com a Fiat, o bloco do motor feito de alumínio reduz o peso do propulsor em sete quilos em relação ao uso de ferro fundido. Outros benefícios são o melhor controle da temperatura e menor tempo de aquecimento (menor inércia térmica), maior robustez e durabilidade.
8. Câmbio por botões
A alavanca de câmbio pode estar se tornando obsoleta? Talvez não chegue a tanto, mas os comandos por botão do Uno Dualogic no lugar da tradicional alavanca deixa a cabine mais "clean" e moderna ao mesmo tempo. Vale lembrar que esses comandos, presentes desde o modelo anterior, se aplicam apenas às versões com transmissão automatizada. E junto há ainda borboletas atrás do volante para fazer as trocas manuais.
9. Função Tilt Down
Quando apareceu no Volkswagen Polo, a função Tilt Down causou furor. Ela rebate automaticamente para baixo o espelho retrovisor direito ao acionar a ré. É algo prático para quem costuma fazer baliza e não quer marcar as rodas na guia. No Uno 2017, esse item faz parte de um pacote opcional disponível em todas as versões.
10. Pneus "verdes"
O consumo de combustível é preocupação recorrente das fabricantes e uma forma de ajudar nesse sentido é o uso de pneus "verdes" ou com baixa resistência ao rolamento. No Uno, a Fiat chama de pneus superverdes, desenvolvidos especialmente para o modelo, com perfil arredondado e melhor distribuição da área de contato com o solo, além de serem mais resistentes e preparados para o solo brasileiro. Eles vêm de série em todas as versões.
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