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VW up! TSI: vale a pena?

O iCarros testou a nova versão speed up! do compacto com motor turbo de até 105 cv, que custa R$ 49.990

28/07/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros

A Volkswagen deve atiçar muitos consumidores com a nova oferta do up! TSI, equipado com motor 1.0 turbo de até 105 cv. A novidade foi lançada no País na semana passada e chega às concessionárias brasileiras na metade de agosto. Disponível a partir da versão intermediária move up! e somente com carroceria quatro portas, o up! TSI tem preços entre R$ 43.490 e R$ 49.990 – são R$ 3.100 a mais que as mesmas configurações com motor aspirado e câmbio manual.

Vale lembrar que, agora, as versões topo de linha black, red e white up! virão somente com o motor turbo. Também passa a integrar o catálogo a série especial speed up!, que não tem um número limitado de unidades. E esta foi a versão avaliada pelo iCarros.

Custo/benefício

A speed up! custa R$ 49.990, mas já vem de série com direção elétrica, ar-condicionado, chave tipo canivete, volante e banco do motorista com ajustes de altura, trio elétrico (só nas portas dianteiras), retrovisores com luzes de seta, faróis de neblina, volante e alavancas de câmbio e do freio de estacionamento revestidos de couro, faróis com máscara negra, bancos revestidos de couro, sistema isofix para cadeiras infantis (com fixação no chassi), lavador, limpador e desembaçador traseiro e rádio com entrada USB e conexão Bluetooth.

O único opcional para essa versão é o sistema multimídia Maps&More, que custa R$ 1.516 e vem com GPS integrado, tela sensível ao toque e função que ajuda o motorista a dirigir de modo econômico, além de exibir as informações do computador de bordo.

No exterior, o speed up! traz a tampa do porta-malas pintada de preto com o logotipo TSI, assim como nas outras configurações turbo. Além disso, a série especial se diferencia pelo teto e pelo para-choque dianteiro com detalhe em preto, pelos adesivos nas laterais, pelas capas dos retrovisores em azul, pela soleira das portas com aplique em alumínio, pelas rodas de liga leve aro 15 diamantadas e com pintura preta e pelo interior com acabamento escuro e painel em preto brilhante com o emblema speed.

Ficha técnica

O motor TSI é o primeiro 1.0 turbo flex fabricado no Brasil, mais especificamente em São Carlos (SP) – o up!, porém, é produzido em Taubaté (SP). Segundo a Volks, serão investidos na planta de motores de São Carlos um total de R$ 460 milhões até 2018 para a produção desse propulsor. Mas vale a pena?

Vale. O up! TSI conta com o mesmo bloco 1.0 12V de três cilindros das versões convencionais, mas que foi profundamente modificado – 90% das peças do motor são novas, de acordo com a fabricante (veja a matéria de lançamento para ter mais detalhes). Com turbo compressor, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável (na admissão e no escape), o TSI rende 101 cv de potência com gasolina e 105 cv com etanol (28% a mais que o aspirado), com torque máximo de 16,8 kgfm (62% a mais que a aspirado) entre 1.500 e 4.500 rpm com ambos os combustíveis.

Desempenho

Esses são números impressionantes para um 1.0. Para comparar, o up! aspirado rende 82 cv e o Ford Ka rende 85 cv, ambos com etanol, até então os modelos 1.0 mais potentes à venda no mercado brasileiro. O resultado é um carro bastante ágil em arrancadas e retomadas, com desempenho que pode ser igualado a um 1.6. Basta pressionar o pedal do acelerador para o carro ganhar velocidade rapidamente, com torque elevado oferecido desde as 1.500 rpm. E as respostas ficam ainda mais vigorosas acima de 2.000 rpm. O turbo lag (tempo que o turbo demora a encher e entrar em ação) é pequeno, deixando a condução mais divertida. Você não se lembra que está a bordo de um 1.0 nem em subidas, já que o TSI exige poucas reduções. De acordo com a Volks, o up! TSI vai de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h com etanol – é praticamente o mesmo tempo do Gol 1.6 16V de até 120 cv, que faz de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. 

O câmbio é manual de cinco marchas, com engates suaves e precisos, algo bastante valioso num carro de desempenho. E para o TSI, a transmissão foi alongada, fazendo o motor trabalhar em giros menores de modo que, a 120 km/h, a rotação fique na casa de 3.000 rpm. Isso ajuda no baixo nível de ruído dentro da cabine e no consumo. Aliás, os dados do Inmetro apontam que o up! turbo faz 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol e 13,8 km/l e 16,1 km/l, respectivamente, com gasolina. Durante a avaliação do iCarros, o speed up! registrou média de 13 km/l em uso urbano e 21 km/l em uso rodoviário, ambos com gasolina no tanque.

Outro ponto que foi alterado nas versões TSI é a suspensão, que recebeu nova calibração para molas e amortecedores, ficando mais firme. Isso garante ótima estabilidade em curvas com pouca inclinação de carroceria, sem prejudicar perceptivelmente o conforto em relação ao up! aspirado – que já é firme a ponto de incomodar um pouco em pisos irregulares. A direção elétrica tem peso na medida, oferecendo precisão na estrada e conforto ao manobrar na cidade. Manobrar o up!, aliás, é muito fácil, mesmo em locais apertados.

Espaço interno

O up! TSI possui as mesmas dimensões do modelo convencional: 3,60 m de comprimento e 2,42 m de entre-eixos. Pode parecer pequeno, mas o compacto oferece bom espaço para quem viaja atrás, à exceção do assento do meio devido ao túnel central alto. O porta-malas de 285 litros também não fica devendo a hatches como Fiat Palio e VW Gol. Ele pode não levar a bagagem de uma família em uma viagem longa, mas comporta bem as compras do supermercado. E a versão speed up! conta ainda, de fábrica, com uma divisória que permite criar uma gaveta no bagageiro.

A posição para dirigir é boa, mas falta ajuste de profundidade no volante e de altura no cinto de segurança. Também não há comandos de áudio no volante, lembrando que o rádio que vem de série no speed up! é mais simples. O Maps&More com GPS e tela sensível ao toque que você vê no modelo das fotos é opcional – e exclui a entrada USB, uma falha grave. Pelo menos a central multimídia é bem intuitiva e fácil de usar, com a possibilidade de remover a tela, o que na verdade mais parece um aparelho adquirido em uma loja independente.

O acabamento preto no interior caiu muito bem ao up!, mas o adesivo “speed” alusivo à versão no painel poderia ter recebido mais atenção da equipe de designers. No modelo avaliado não havia falhas ou rebarbas, mas alguns pontos poderiam ser melhorados, com a lataria da carroceria aparente em diversos pontos do carro.

Vale a pena?

O valor de R$ 49.990 cobrado pela versão speed up! é bastante salgado, é verdade, mas não parece tão exagerado ao considerar o custo de outros carros. Um Fiat Palio Fire 1.0, por exemplo, parte de R$ 27.590 e não traz ar-condicionado, direção com assistência nem trio elétrico. Também 1.0, o Ford Ka parte de R$ 39.390, mas já vem equipado de fábrica.

Agora se você lembrar que o up! TSI é 1.0, mas responde como um carro de cilindrada maior, ele está na mesma faixa de preço dos demais. O Fiat Palio 1.6 custa a partir de R$ 47.130, enquanto o Chevrolet Onix 1.4 parte de R$ 47.650. Ou seja, o TSI pode cobrar uns R$ 10 mil a mais do que um 1.0 com uma lista de equipamentos equivalente, mas ele é muito mais divertido ao volante e vale cada centavo dessa diferença, além de ser econômico. Contudo, vale também a ressalva de que, pelos mesmos R$ 49.990, é possível levar para casa um Peugeot 208 1.5 (93 cv etanol) com airbags laterais, GPS e ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura. E aí, ainda vale a pena? Lembre-se do turbo e da empolgação ao dirigir, sem beber demais por isso. Sim, vale.

 

 

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