entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford nega existência de recall para o Ka

Proprietários de Ford Ka recebem carta pedindo aos proprietários a substituição de um fusível. Marca nega recall

21/12/2015 - Gabriel Aguiar e Thiago Moreno / Fonte: iCarros

De acordo com relato de alguns leitores, proprietários de Ford Ka e Ka+ modelo 2015 estão recebendo comunicados da fabricante pelo correio pedindo a substituição de um fusível relacionado ao funcionamento do ar-condicionado. De acordo com os concessionários consultados pelo iCarros na região de São Paulo (SP), nem todos os distribuidores da marca foram previamente alertados e alguns só ficaram sabendo da ação quando os clientes começaram a chegar nos pontos de serviço com a carta em mãos.

Leia mais:
Ford aumenta preços do Ka e Ka+ em dezembro
Confira a opinião dos donos de Ford Ka
Ford Ka+ encara o Renault Logan

Questionado, o Serviço de Atendimento ao Cliente da Ford negou a existência de recall e disse se tratar de um "programa de satisfação ao cliente" que busca adequar o fusível, trocando o original por um de maior amperagem. A substituição da peça é gratuita e feita na rede concessionárias da marca. As cartas serão distribuídas até janeiro de 2016.

Em fóruns e comunidades de proprietários do novo Ka, é possível encontrar donos dos carros questionando a ação. A carta (foto), fornecida por um proprietário que preferiu não divulgar seu nome, mostra os detalhes da campanha, mas não indica os números de chassis envolvidos, apenas que carros fabricados entre 22 de janeiro de 2014 e 28 de abril de 2014 devem efetuar a substituição do fusível do ar-condicionado de 30 ampéres por um de 40 ampéres.

De acordo com a Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor vinculado à Secretaria da Justiça e da defesa da Cidadania do governo do estado de São Paulo, esta ação não caracteriza um recall por não colocar em risco a saúde e o risco dos ocupantes. Entretanto, a instituição alerta que o Código de Defesa do Consumidor prevê punições para as empresas que tratarem casos de recall como uma campanha de substituição de componente.

Câmbio Powershift - alguns proprietários de modelos da Ford equipados com o câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift têm relatado problemas relacionados ao sistema de transmissão, como trepidação, ruídos, demora na aceleração e marchas "patinando". Questionada, a fabricante disse que estes casos não estão envolvidos no "programa de satisfação ao cliente" e que tampouco existe um recall por não se tratar de uma série defeituosa. Ainda assim, o Serviço de Atendimento ao Cliente informa que já está disponível nas concessionárias da marca uma atualização do sistema de transmissão e, caso seja necessário, o componente poderá ser subsituido gratuitamente caso a garantia de fábrica esteja vigente.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.