entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Óleo do motor: 10 coisas que você precisa saber

Pode misturar? Ficar preto com o uso é normal? Devo trocar o óleo com o motor quente? Tire todas as suas dúvidas!

26/06/2020 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

Todos sabem que o óleo do motor deve ser trocado regularmente e que esse componente é essencial para a saúde do motor do seu carro. Porém muitas dúvidas ainda surgem. Por isso explicamos aqui alguns mitos e verdades sobre o óleo do seu carro.

Leia mais:
+ Conheça prós e contras dos tipos de lavagem automotiva
+ Amortecedor recondicionado vale a pena?
+ Protetor de cárter: preciso instalar no meu carro?

Vale lembrar que o prazo de troca e o tipo de óleo a ser usado variam de acordo com o modelo. Em geral, a troca do óleo do tipo sintético deve ser feita uma vez por ano ou a cada 10.000 km. E sempre que fizer a troca, substitua também o filtro de óleo do motor.

Para óleos minerais, é recomendada a troca a cada seis meses ou 5.000 km, com o filtro substituído a cada duas trocas. Consulte sempre o tipo de óleo e os prazos de troca indicados no manual do proprietário do veículo e os siga rigorosamente para manter a longevidade do seu motor.

E se eu não trocar?

O óleo é responsável por lubrificar os componentes do motor, reduzindo o atrito entre as peças e consequentemente o desgaste das mesmas, melhorando a eficiência do motor.

Se o óleo não for trocado, o contato com o calor do motor e a contaminação com sujeira e detritos, além da alteração da sua viscosidade com o tempo, fazem com que ele perca essa função. E aí o custo de reparo do motor vai sair bem mais caro do que as trocas regulares.

Óleo de qualidade não envelhece e pode ser usado por muitos anos?
Todos os lubrificantes possuem um período de troca pré-determinado e informado no manual do proprietário, que deve ser seguido à risca.

O que varia é que esse prazo pode ser estipulado em função da quilometragem ou por um período específico de uso. Sempre respeite o que ocorrer primeiro. 

Óleo recomendado pelo fabricante é sempre a melhor opção?
É fundamental seguir o tipo especificado no manual do veículo, que indica as características técnicas a serem seguidas como viscosidade e nível de desempenho do lubrificante. A viscosidade está sempre identificada na embalagem pelo número SAE.

Quanto maior a numeração, mais viscoso é o óleo. Já o nível de performance é identificado pelas siglas API, ACEA e ILSAC.

Atualmente, visando reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes, os novos veículos estão adotando óleos com baixa viscosidade que fluem mais rápido e diminuem o desgaste do motor na partida - quando o motor trabalha a seco por alguns segundos.

Todos os óleos podem ser usados em qualquer tipo de motor?
Os lubrificantes não são todos iguais, já que existem diferenças de viscosidade e no pacote de aditivos. Por isso, cada modelo de veículo possui uma especificação que deve ser seguida à risca, sempre descrita no manual do proprietário. 

Posso misturar óleo sintético ou semissintético ao mineral?
Não é recomendado fazer essa mistura, que gera um desbalanceamento do óleo e, em alguns casos, perda de viscosidade e aditivação. Ou seja, o óleo perde a sua eficácia, reduzindo a lubrificação das peças

Contudo, em casos de emergência, a mistura pode ser realizada. Mas apenas em emergências! Depois é recomendado fazer a substituição total do óleo. 

Existe diferença entre óleos para carro e moto?
Embora lubrificantes para carros e motos sejam semelhantes, eles não possuem a mesma aditivação. Nas motos, a aditivação é diferenciada em função de a embreagem ser lubrificada pelo óleo de motor. Por isso, usar óleo de carros em motos pode ocasionar problemas na embreagem desta.

Aditivos melhoram o desempenho do motor?
Os aditivos avulsos não são recomendados pelos fabricantes, pois seu uso pode desbalancear a formulação do óleo, ocasionando borra ou, em casos extremos, lubrificação ineficiente do motor.

Mas aqui é importante destacar que os óleos lubrificantes já vêm aditivados, sendo importante seguir a especificação do manual do proprietário

Posso utilizar qualquer tipo de lubrificante em carros antigos? 
Carros antigos com a manutenção em dia - mesmo que com alta quilometragem - devem usar o mesmo lubrificante recomendado no manual do veículo. Por outro lado, veículos que estejam queimando óleo e esfumaçando devem usar óleos com maior viscosidade.

O motor deve estar frio na hora de verificar o nível e quente na hora da troca?
Para medir o nível do óleo, é necessário esperar ao menos 10 minutos após estacionar o veículo para que o óleo retorne ao cárter, fazendo com que a leitura seja mais precisa. Preferencialmente essa medição deve ser feita com o motor frio.

Não se esqueça de que o nível correto é entre o máximo e o mínimo da vareta. Já na hora da troca, é importante que o motor esteja quente, pois assim o produto flui com mais facilidade e carrega com ele a sujeira do motor para que a troca seja realizada rapidamente. 

Óleo bom é aquele que não baixa o nível e não precisa de reposição e nem fica preto?
É normal que o nível do lubrificante baixe um pouco durante o uso, pois no momento da lubrificação do pistão, um pequeno volume de óleo é queimado juntamente com o combustível. Mas a redução é pequena.

Por isso, é preciso ficar atento se o nível do óleo apresentar grande variação, o que pode indicar um problema mecânico ou vazamento. E se o lubrificante ficar preto com o uso, é sinal de que ele está cumprindo corretamente sua função, removendo as impurezas do motor. Daí a troca regular ser importante. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.