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Honda HR-V é apenas uma das opções de SUV CVT

Desde a configuração de entrada, o modelo pode ter câmbio automático. Mas não é o único SUV CVT do mercado

05/01/2017 - Thiago Moreno / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros

Já se foi o tempo em que o SUV era um carro grande e que deveria transpor os mais difíceis obstáculos sem comprometer o conforto. Para isso, o público dava preferência aos modelos com câmbio manual, que oferecem maior controle sobre o veículo em condições adversas. Hoje, no entanto, a maior parte dos obstáculos que um SUV, principalmente os compactos, encontra são lombadas, valetas e vagas apertadas em centros comerciais.

Para esse uso, um câmbio automático dá conta do recado com muito mais conforto, mas as unidades convencionais dotadas de conversor de torque consomem mais combustível. É aí que entra a engenhosidade do câmbio CVT na vida dos novos SUVs, que têm como referência o Honda HR-V, o mais popular do segmento com esse tipo de transmissão. Porém, ele não é a única opção.

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Primeiro: o que é um CVT?

CVT é uma sigla em inglês para Transmissão Continuamente Variável. Ela funciona com um sistema de um par de polias cônicas interligadas por correias. A movimentação da correia entre as polias gera uma infinidade de relações, ou posições nas polias, possíveis. Com isso, o câmbio CVT dispensa a embreagem como um automático, mas oferece uma aceleração continua e as transições da correia nas polias não são percebidas.

Ao pisar no acelerador, o motor permanece em rotação constante e o que aumenta é apenas a velocidade do veículo. Assim, o CVT é mais cômodo no uso diário. Mas não para por aí: como o motor a combustão interna é mais eficiente quando usado em rotações constantes do que quanto ganhando e perdendo giro seguidamente, as caixas CVT também prometem um melhor consumo de combustível.

Honda HR-V LX CVT: a opção mais popular
Preço: R$ 86.800
Motor:
 1.8 16V flex de até 140 cv de potência com etanol
Principais itens de série: direção elétrica, ar-condicionado manual, acionamento elétrico de vidros travas e espelhos, rádio com conectividade via Bluetooth
Medidas: 4,29 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de entre-eixos

Sempre beliscando e, às vezes, entrando no Top 10 de carros mais vendidos do Brasil, o Honda HR-V acertou em cheio quando se fala em popularidade. Como apenas a versão mais básica tem câmbio manual, a maior parte dos SUVs que estão nas ruas usa o câmbio CVT.

Os principais atributos positivos do Honda são a qualidade de construção, o farto espaço interno e o bom desempenho entregue pelo casamento do motor 1.8 herdado do Civic e a caixa CVT. Porém, é um dos que sai mais caro. Com a transmissão continuamente variável, o HR-V mais barato é o LX, que tem bancos de tecido e um pequeno rádio que se esforça para preencher o espaço das centrais multimídias que são de série nas demais configurações.

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Nissan Kicks SL CVT: melhor custo benefício
Preço: R$ 91.900
Motor:
 1.6 16V flex de até 114 cv de potência com etanol
Principais itens de série: display digital no painel de instrumentos, airbags laterais, câmera de estacionamento de 360º, tela central multimídia, ar-condicionado digital automático, bancos de couro
Medidas: 4,29 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos

Modelo mais recente no segmento de SUVs compactos, o Nissan Kicks aproveitou o timing das Olimpíadas e chegou com uma série especial Rio 2016. É também o mais leve dessa lista, com 1.142 kg. O HR-V tem 1.271 kg e o JAC T5 tem 1.210 kg.

A lista de itens de série é sem dúvida o maior atrativo do Kicks SL, pois consegue entregar itens de categorias superiores e ainda sair mais de R$ 10 mil mais barato que o HR-V EXL mais completo. O motor pode não ter o mesmo fôlego do Honda por ser menor e menos potente, mas como o carro é mais leve, não fica muito para trás.

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JAC T5 CVT: o mais barato
Preço: R$ 69.990 (Promocional. Preço cheio: R$ 74.990)
Motor:
 1.5 16V flex de até 127 cv de potência com etanol
Principais itens de série: bancos de couro, tela central multimídia com conectividade via Bluetooth e USB, câmera de ré
Medidas: 4,32 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,62 m de altura e 2,56 m de entre-eixos

O JAC T5 já existia, mas apenas com câmbio manual de cinco velocidades. Não mais, pois foi lançada recentemente a configuração CVT. Além de itens esperados por esse preço, como ar-condicionado e direção assistida, o modelo de origem chinesa consegue ter mais equipamentos de série que o HR-V LX e, no preço promocional, a economia chega a R$ 16.810.

Mas é claro que há um contraponto. O visual do T5 não é unanimidade e seu acabamento está um passo atrás dos outros dois SUVs. Com o entre-eixos menor, o espaço interno, apesar de ainda farto, não é tão grande quanto nos rivais dessa lista.

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