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up! x Uno: disputa entre automatizados

Compactos se enfrentam nas versões equipadas com câmbio I-Motion e Dualogic, que custam entre R$ 43 mil e R$ 47 mil

19/10/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros

Com o trânsito cada vez mais caótico nas grandes cidades, tem aumentado o interesse dos consumidores por modelos com câmbio automatizado, que também oferece descanso para o pé esquerdo cobrando menos que um automático convencional. De acordo com a Fiat, as versões automatizadas representavam 25% do mix de vendas dos modelos com essa opção de transmissão em 2014, pulando para 30% em 2015. Pensando nisso, o iCarros avalia Fiat Uno Dualogic e Volkswagen up! I-Motion para ver qual é a melhor opção de compra entre os populares.

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VW up! Move up! I-Motion – R$ 43.190

O iCarros avaliou o up! na versão Move up!, a primeira no catálogo do compacto que pode ser equipada com o câmbio I-Motion. Com essa transmissão, o up! sai por R$ 43.190 – são R$ 2.400 a mais em relação à versão manual. Há ainda as opções I-Motion High up! (R$ 48.690) e Cross up! (R$ 47.590), que são R$ 3.200 mais caras que as mesmas versões com câmbio manual.

A Move up! vem de série com direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico (só nos vidros dianteiros), computador de bordo, alarme, banco do motorista e volante com ajuste de altura, apoio de cabeça para todos os ocupantes, faróis com máscara negra, sistema isofix para cadeiras infantis, rodas de aço aro 14 com pneus de baixa resistência ao rolamento, chave canivete e som com entradas USB, auxiliar e para iPod e conexão Bluetooth.

A pintura na cor Vermelho Ópera que aparece nas imagens acima acrescenta R$ 1.214 ao valor do veículo. O modelo avaliado está equipado ainda com pacote opcional de R$ 1.020 que inclui faróis e lanternas de neblina, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve aro 14. Com tudo, o modelo das fotos sai por R$ 45.424.

Desempenho

O up! é um carrinho muito interessante, embora alguns consumidores ainda tenham um certo preconceito com modelos 1.0. Com um moderno 1.0 de três cilindros, ele oferece bom desempenho graças aos 82 cv de potência e aos 10,4 kgfm de torque com etanol, somando a isso seu baixo peso de 897 kg. Contudo, o câmbio automatizado I-Motion deixa as respostas do compacto mais lentas, especialmente em retomadas.

Confira a ficha técnica do VW up! Move up! I-Motion

É preciso se adaptar ao seu funcionamento para evitar os trancos, principalmente da primeira para a segunda marcha, e as reduções indesejadas que fazem o giro subir consideravelmente junto com o nível de ruído na cabine. Nessas situações, o motorista conta com a opção de trocas manuais na alavanca – se o câmbio estiver em “D”, as trocas voltam a ser feitas automaticamente após alguns segundos. Por falar no nível de ruído, ele é elevado na estrada, com o motor trabalhando em torno de 4.000 rpm a 120 km/h.

A suspensão é firme para dar estabilidade ao compacto em curvas, mas isso acaba prejudicando o conforto a bordo em pisos irregulares. Já a direção elétrica é precisa e facilita bastante as manobras – vale destacar que estacionar o up! é muito fácil graças ao raio de giro de 9,7 metros (esse número expressa a capacidade de esterçamento da direção e, quanto menor ele for, melhor).

Espaço interno

A posição de dirigir é muito boa e confortável, mas falta ajuste de altura no cinto de segurança e de profundidade no volante. Já o acabamento é simples, com quadro de instrumentos e rádio com desenho sem frescura – quem quiser tela sensível ao toque precisa optar pela versão acima High up! que permite equipar o compacto com a central multimídia opcional Maps&More por mais R$ 1.517.

O banco traseiro oferece espaço para as pernas desde que os passageiros que vão à frente não sejam muito altos. Mas com 2,42 m de entre-eixos e 285 litros de capacidade no porta-malas, o up! recebe o mérito de ter um ótimo aproveitamento de espaço considerando que ele mede 20 cm a menos no comprimento e tem 5 cm a mais de entre-eixos em relação ao Uno.

Fiat Uno Sporting Dualogic – R$ 46.185

O Uno pode ser equipado com o câmbio automatizado somente nas configurações Way 1.4 (R$ 44.625) e Sporting (R$ 46.185), a avaliada pelo iCarros – o Dualogic soma R$ 3.335 ao preço do carro e acrescenta ainda borboletas atrás do volante para fazer as trocas de marcha manuais.

O Uno Sporting traz de fábrica direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, computador de bordo, volante com regulagem de altura, faróis com máscara negra, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15, suspensão com acerto esportivo e predisposição para rádio. Além disso, essa versão com apelo esportivo exibe faixas nas laterais, minissaias, spoiler traseiro, saída de escapamento dupla cromada e detalhes em vermelho no interior e no exterior.

O carro que aparece nas fotos traz todos os opcionais disponíveis, como o kit Confort de R$ 772 (terceiro apoio de cabeça traseiro, apoia-braço central para o banco do motorista, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e cinto de segurança traseiro central de três pontos), o kit Control de R$ 1.176 (alarme, chave canivete e vidros traseiros elétricos) e o kit Evolution 3 de R$ 1.590 (retrovisores externos elétricos e rádio com Bluetooth, entrada USB, função Streaming de áudio e comandos no volante). Há ainda sensor de estacionamento traseiro por R$ 587.

O carro também está equipado com o kit Dark&Grey (R$ 257) que traz adesivos no capô e na tampa traseira e spoiler traseiro, retrovisores externos e grade dianteira em cinza fosco. Fecha a lista o pacote Black&White (R$ 548) com detalhes internos na cor branca e maçanetas internas em preto brilhante, entre outros itens exclusivos. Somando tudo, o Uno Sporting completo que você vê nas imagens acima sai por R$ 51.115.

Desempenho

O destaque do novo Uno Dualogic é a ausência de uma alavanca de câmbio, substituída por botões. De resto, nada muda. Há borboletas para fazer as trocas de marcha manualmente, função Sport que retarda as trocas e função “creeping”, que faz com que o carro se mova lentamente ao tirar o pé do freio (seja para a frente ou com a marcha ré engatada). Aqui também é preciso se acostumar para evitar os trancos, mas eles parecem mais suaves no Uno que no concorrente da Volkswagen.

Confira a ficha técnica do Uno Sporting Dualogic

Em questão de desempenho, o Uno leva uma grande vantagem em função do motor maior: 1.4 8V. Mas seus números não ficam assim tão distantes do 1.0 12V da Volks, rendendo 88 cv e 12,5 kgfm com etanol – lembrando que o up! tem 82 cv e 10,4 kgfm, respectivamente. Claro que ele anda mais um função disso, acelerando de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, frente aos 12,8 segundos do up!, ambos com etanol no tanque.

A suspensão do Uno também é firme, tornando a vida a bordo um pouco desconfortável em terrenos irregulares, mas no up! esse desconforto é mais perceptível. Porém, o Uno perde pontos por ainda oferecer direção hidráulica, enquanto no rival ela é elétrica.

Espaço interno

O acabamento interno do Uno é mais moderno, mas vale lembrar que esse visual com detalhes em branco no carro das fotos faz parte de um pacote opcional. Nem o rádio vem de fábrica e, ainda assim, exibe uma tela pequena que não é sensível ao toque. Atrás, o entre-eixos de 2,37 m garante bom espaço no banco traseiro - lembrando que são 5 cm a menos em relação ao rival da Volks - e o túnel central baixo permite que quem vai no meio acomode bem as pernas. Nada mal. E para completar, o porta-malas leva 290 litros, a média do segmento.

Escolha de Anamaria Rinaldi – De cara, o Fiat Uno tem a desvantagem do custo-benefício. Ele cobra caro pela versão topo de linha oferecendo menos equipamentos de série que o up! intermediário. Agora, ao volante, o Fiat se mostra superior, um pouco em função do motor maior, mas também pelo câmbio Dualogic mais bem calibrado e pelo acerto da suspensão mais confortável.

Por outro lado, ele bebe mais. Segundo o Inmetro, o Uno faz 7,7 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol, enquanto o up! roda 9,2 km/l e 10,2 km/l, respectivamente, com o mesmo combustível. E durante a avaliação do iCarros, os números ficaram bem próximos. A manutenção do up! também é mais barata, cobrando R$ 1.797 até os 50 mil km, enquanto o Uno cobra R$ 1.928. No balanço final, quem fica com a vitória nesse comparativo é o Volkswagen up!, com melhor conjunto da obra por um preço inicial mais baixo.

 

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