26/01/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Uma das corridas mais importantes do automobilismo americano, e aclamada em todo o mundo, terá mais uma edição neste final de semana.
Trata-se das 24 Horas de Daytona, corrida que será disputado no circuito misto do Daytona International Raceway, nos Estados Unidos, que neste ano reunirá nada menos que 61 carros em cinco divisões: DPi, LMP2, LMP3, GTD Pro e GTD.
A prova reúne algumas estrelas do esporte a motor mundial. Se os pilotos de Fórmula 1 não participam da corrida, as estrelas da IMSA, o principal campeonato de corridas de longa duração dos Estados Unidos, medem forças com pilotos do WEC, o Mundial de Endurance, e de categorias como a Fórmula E.
Competidores da Indy e da Nascar – que tem na Daytona 500 sua principal corrida – também disputam a maratona de um dia.
A primeira edição da prova foi disputada em 1966, e contou com vitória da dupla formada pelo britânico Ken Miles, e pelo americano Lloyd Ruby, que competiram com um Ford GT40.
Com o passar do tempo, a corrida passou a contar com grandes nomes do esporte a motor mundial. Pilotos como Mark Donohue, Bobby Rahal, Pedro Rodríguez, AJ Foyt, Al Unser e Martin Brundle venceram a corrida.
Outro vencedor histórico é Fernando Alonso, único campeão de F1 a triunfar em Daytona em uma prova de 24 horas. Olhando atentamente a lista de vencedor, o leitor do iCarros pode reparar que Phil Hill venceu a prova em 1964, ao lado de Pedro Rodríguez. Naquela oportunidade, porém, a corrida contou com dois mil quilômetros de distância, e não com um dia de duração.
O Brasil também tem pilotos no hall de vencedores em Daytona. O primeiro a triunfar no circuito localizado em Daytona Beach foi Raul Boesel, em 1988.
O País voltaria a vencer a prova em apenas em 2004, com Christian Fittipaldi, que ganharia a corrida em outras duas oportunidades: 2014 e 2018. Oswaldo Negri, em 2012, Tony Kanaan, em 2015, Pipo Derani, em 2016, e Helio Castroneves, em 2021, são os outros vencedores brasileiros.
Castroneves, que venceu na temporada de 2021 também as 500 Milhas de Indianápolis, correrá na classe DPi, a principal da prova, pela Meyer Shank. Outro brasileiro está nesta divisão: Pipo Derani, atual campeão da IMSA, e que defenderá mais uma vez a Action Express. Na LMP3, Felipe Fraga parte para seu segundo ano na Riley Motorsport.
Nas classes de carros de Grã-Turismo, a grande novidade é a presença de Felipe Nasr, campeão da IMSA nos DPis em 2021 ao lado de Derani. Com acordo para defender a Penske/Porsche no WEC, o piloto correrá na GTD Pro com um Porsche.
Bicampeão da prova na classe GTLM, que dá lugar neste ano a GTD Pro, Augusto Farfus correrá com uma BMW, enquanto Daniel Serra parte para a disputa com uma Ferrari.
A largada para as 24 Horas de Daytona está marcada para 17h30 de sábado (29), e será encerrada no mesmo horário no domingo.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro