entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

24 Horas de Daytona terá 7 pilotos brasileiros no grid

Leist, Fraga, Castroneves, Serra, Farfus, Derani e Nasr representam o País na principal prova do início de 2020 nos EUA

24/01/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

As 24 Horas de Daytona serão realizadas neste final de semana nos Estados Unidos e a tradicional prova de endurance terá um grid bastante estrelado de pilotos internacionais. Serão 40 carros e mais de 140 pilotos no grid, que foi definido na noite da última quinta-feira (23). As equipes são formadas com no mínimo 3 e no máximo 4 pilotos cada.

Entre os estrangeiros estão estrelas da Indy, como Scott Dixon, Sebatien Bourdais, Simon Pagenaud, Alexander Rossi e Ryan Hunter Ray.

O grid também contará com sete pilotos brasileiros: Matheus Leist, Felipe Fraga, Pipo Derani, Felipe Nasr, Daniel Serra e Helio Castroneves.

A prova deste final de semana abre o calendário do IMSA, campeonato americano de carros esporte-protótipos. A competição terá 12 etapas ao longo do ano, sendo Daytona a mais longa e importante delas.

Categorias

Serão quatro categorias na disputa em Daytona. A principal delas é a DPi, Daytona Prototype Internacional, ou seja, os protótipos mais avançados. Serão quatro Cadillac 5.5 LV8 nessa disputa, além de dois Acura AR35TT 3.5 L Turbo V6 e dois protótipos Mazda MZ-2.0T 2.0 L Turbo I4.

A maioria dos brasileiros estão nesta classe. Leist estará no Cadillac número 85, Castroneves no Acura 7, enquanto Nasr e Derani dividem o Cadillac número 31.

Outra categoria que será disputada em Daytona é a Le Mans Prototype 2 (LMP2), que conta com cinco equipes diferentes e protótipos aprovados para correr em outras competições mundiais de endurance, como o Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

A LMP2 contará com carros Oreca, que pesam cerca de 930kg e motores Gibson. No entanto, essa categoria não tem nenhum brasileiro inscrito.

A categoria mais rápida do grid do IMSA é a GT Le Mans (GTLM), que terá sete equipes nas 24 horas de Daytona e construtoras renomadas, como BMW, Corvette, Ferrari e Porsche. Dois brasileiros estão inscritos nessa classe: Augusto Farfus, que correrá com o BMW M8 GTE de número 24, e Daniel Serra, tricampeão da Stock Car que estará com o Ferrari 488 GTE de número 62.

A última classe é a GT Daytona (GTD), categoria que conta com 18 equipes inscritas e carros melhorados por tecnologia, além de especificações FIA-GT3. O brasileiro Felipe Fraga, que inicia em 2020 sua primeira temporada completa nos torneios de endurance internacionais, correrá com o Mercedes-AMG GT3, da Riley Motorsports, equipe oficial da Mercedes.

“A minha expectativa para começar essa temporada é muito boa. Correr essa prova em Daytona é muito especial e vamos lutar pela vitória na nossa classe. Nós fizemos alguns treinos aqui em janeiro e o carro se comportou muito bem, mostrando evolução em relação ao ano passado, então tenho certeza que seremos bem competitivos”, diz Fraga, que estará ao lado dos norte-americanos Bem Keating, Lawson Aschenbach e Gar Robinson.

Classificatório

O treino classificatório das 24 horas de Daytona aconteceu na noite da última quinta-feira (23) e terá Felipe Nasr e Pipo Derani largando na quarta colocação na classe principal com o carro 31, além de Matheus Leist em sexto com o protótipo de número 85.

Após uma bandeira vermelha nos minutos finais da classificação, a pole geral ficou com Oliver Jarvis no Mazda de número 77. Apesar do acidente com o Penske #7, Helio Castroneves largará da 7ª colocação.

+ 24 Horas de Le Mans 2019: tudo sobre a corrida
+ Conheça a Mônaco da DTM, o histórico circuito de Norisring
+ Jaguar I-PACE eTROPHY: novidades para próxima temporada

Na GTLM, Daniel Serra e a Ferrari de número 62 largarão em último na classe, enquanto Augusto Farfus sairá em sexto entre as sete equipes que disputam a categoria. Enquanto isso, Felipe Fraga largará em 15º na GTD.

Programação

A largada da corrida está marcada para sábado (24), às 15h35 (horário de Brasília), e terá as primeiras horas da prova transmitidas pela Fox Sports. O canal também exibirá as últimas horas da corrida a partir do meio-dia do domingo (25).

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.