5 curiosidades sobre a volta do GP de Portugal na F1

Corrida deste domingo (25) será a 12ª etapa de 2020 e Hamilton pode ultrapassar Schumacher como maior vencedor da F1

24/10/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Após 24 anos de ausência, o Grande Prêmio de Portugal voltará à Fórmula 1 neste final de semana, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Em um circuito inédito na história da categoria, a corrida deste domingo (25) será a 12ª etapa da temporada e tem tudo para ser histórica. 

Leia mais:
+ Emerson Fittipaldi guia carro de sua 1ª vitória na F1
+ Os recordes que Hamilton ainda persegue na Fórmula 1
+ Ex-chefão da Ferrari é o novo CEO da F1 a partir de 2021

Na etapa passada, disputada em Nurburgring, na Alemanha, Lewis Hamilton igualou o recorde de vitórias de Michael Schumacher ao conquistar sua 91ª vitória na Fórmula 1 e poderá ultrapassar o alemão caso vença neste final de semana. O hexacampeão mundial de F1 também deve igualar o número de títulos de Schumacher (7) no final desta temporada. 

Palco de primeira vitória de Senna na F1 

Foram 16 edições do Grande Prêmio de Portugal disputadas na história, sendo todas elas ainda no século XX. A primeira corrida por lá foi em 1958, em Porto, seguida por uma edição em Monsanto em 1959 e outra também em Porto em 1960. 

Após um hiato de 24 anos, a Fórmula 1 retornou ao país em 1984, em Estoril, circuito onde um jovem brasileiro faria história. Em seu ano de estreia na F1, Ayrton Senna subiu pela terceira vez no pódio da categoria justamente no circuito português e também conquistou sua primeira vitória na F1 no ano seguinte, sob forte chuva no Autódromo de Estoril.

Última corrida teve vitória de Villeneuve e pódio de Schumacher 

Disputado em 22 de setembro de 1996, o último GP de Portugal teve pole position de Damon Hill, que superou Jacques Villeneuve no classificatório por apenas 0s009 e largou na primeira colocação. Jean Alesi abriu a primeira fila, seguido por Michael Schumacher. 

Hill foi o campeão daquela temporada, mas foi superado por Villeneuve em Portugal, o que levou a disputa do título entre os dois pilotos para a última corrida do ano em Suzuka, no Japão. Em seu primeiro ano na Ferrari, Schumacher completou o pódio 

Maiores vencedores em Portugal na F1 

Tetracampeão mundial da categoria, Alain Prost é o piloto que mais venceu em Portugal ao lado do inglês Nigel Mansell, também campeão mundial em 1992. Segundo maior vencedor no país, Stirling Moss ganhou o primeiro GP de F1 disputado em Portugal em 1958, além de triunfar em 1959 em Monsanto.   

Outros oito pilotos contam com uma vitória em Portugal: Jacques Villeneuve, David Coulthard, Damon Hill, Michael Schumacher, Riccardo Patrese, Gerhard Berger, Ayrton Senna e Jack Brabham. 

Senna é até hoje o único brasileiro a ter vencido em solo português, onde também conta com cinco pódios no total. Mesmo sem ter vencido no País, Nelson Piquet tem dois pódios (1986 e 1987) e uma pole em Portugal.
 

Mansell batendo sua Ferrari na McLaren de Senna 

Uma das cenas mais curiosas da história do GP de Portugal aconteceu em 1989, quando Nigel Mansell havia sido desclassificado por uma manobra irregular nos boxes mas permaneceu na pista.  

Logo na sequência, o Leão, que na época pilotava pela Ferrari, tentou uma ultrapassagem otimista sobre Ayrton Senna, que era o segundo colocado da prova. Os dois pilotos saíram da prova com a batida, sendo o brasileiro o maior prejudicado, já que precisava de pontos para seguir firme na luta pelo título com Alain Prost. 

GP de Portugal em circuito inédito 

O Autódromo Internacional de Algarve, em Portimão, será mais uma pista inédita na Fórmula 1 em 2020. É o 73º circuito da história a receber uma prova da principal categoria do automobilismo.

A largada da prova no domingo será às 10h10 da manhã, com transmissão ao vivo da TV Globo. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.