Apertou,passou: como é o botão de ultrapassagem na Stock Car

Pista técnica e com poucos pontos de ultrapassagem, Londrina tem como ponto-chave a gestão dos botões de ultrapassagem

06/06/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A quarta etapa da Stock Car será disputada nos dias 8 e 9 de maio em Londrina (PR), uma das pistas mais técnicas da categoria. O circuito é considerado bem travado para ultrapassagens, mas um botão especial pode definir o vencedor: o P2P, também conhecido como Push-to-pass ou botão de ultrapassagem.

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Como funciona o Push-To-Pass?

Apesar de liberar uma potência extra nos carros, o botão não funciona como um “nitro” dos videogames ou de filmes como “Velozes e Furiosos”. Muito menos como a asa móvel da F1. Mas o segredo está, sim, na potência do motor.

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Todos os carros possuem uma borboleta que controla o fluxo de ar para impulsionar o motor V8 do Stock Car. Com ela totalmente aberta, é liberado 100% de potência por no máximo 15 segundos – atingindo até 550 cavalos, cerca de 80 cv a 100 cv a mais do que normalmente é usado.

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A importância em Londrina

Pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno é o maior vencedor em atividade de Londrina na categoria com quatro triunfos. O piloto iCarros explica a importância da boa gestão dos botões durante as provas.

"O push ganha uma importância ainda maior em Londrina. Por ser uma pista com freadas fortes e ter várias curvas que os pilotos fazem com as primeiras marchas, a potência extra nas retas acaba sendo fundamental para tentarmos as ultrapassagens. No próprio rádio, o piloto e o engenheiro ficam conversando direto sobre o momento exato de acionar os botões", diz Cacá.

Quando pode ser usado?

O P2P somente pode ser utilizado pelos pilotos uma vez a cada duas voltas, o que também ajuda a criar uma dinâmica maior de estratégias durante a corrida. Os pilotos somente podem acionar o botão após completarem as duas primeiras voltas de cada corrida. Caso contrário, o competidor é punido pela direção de prova.

A diferença para o Fan Push

Os pilotos ainda concorrem ao “Fan Push” nas etapas, um acionamento extra que é dado os seis pilotos mais votados em eleição popular no próprio site da Stock Car. A votação fica aberta até os primeiros 20 minutos de prova da primeira corrida de cada final de semana, portanto ele pode ser usado na corrida 2. Os seis pilotos escolhidos em uma etapa ficam impedidos de serem eleitos na etapa seguinte.

Uma vantagem do botão definido pelos torcedores em relação ao tradicional P2P é que o Fan Push pode ser utilizado entre os outros acionamentos, portanto o piloto pode ter a potência extra por voltas consecutivas. Foi o que deu a vitória a Rubens Barrichello, por exemplo, na Corrida do Milhão no ano passado sobre Max Wilson, em Goiânia.
 

 

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