Caio Collet: a jovem promessa rumo à F1

Brasileiro disputará a FIA Fórmula 3 em 2021 com a equipe holandesa MP Motorsport

26/03/2021 - Rodrigo França e Luca Machado / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Caio Collet, de apenas 18 anos de idade, é um dos jovens talentos do Brasil que correm na Europa. Integrante da Alpine Academy, que é ligada à equipe de F1, o brasileiro disputará a FIA Fórmula 3 em 2021 com a equipe holandesa MP Motorsport após anos de destaque em categorias como Fórmula Renault Eurocup e F4 Francesa.

Após dois anos na Fórmula Renault, onde foi campeão entre os estreantes em 2019 e vice-campeão geral em 2020, Collet acredita que a principal diferença para a nova categoria está nos pneus.

“O carro eu acho que é diferente com certeza. A gente tem, comparando com o ano passado, muito mais downforce (força descendente), um pouquinho mais de potência. Mas acho que nisso os pilotos se adaptam rápido”, disse Collet, em entrevista ao programa Velocidade iCarros na última quarta-feira (24).

O jovem piloto explica que os pneus da F3 tem um rápido desgaste e isso torna a tarefa do treino classificatório ainda mais difícil no grid de 30 carros da categoria.

“A melhor volta do pneu é na primeira ou na segunda. Então você tem basicamente duas voltas para conhecer a pista nas melhores condições do seu pneu, depois daí você começa a perder tempo, você começa a perder performance do pneu. E ainda guia duas ou três voltas só para conhecer a pista”, afirma.

“E chega no final de semana de corrida você tem quatro ou cinco voltas para conhecer a pista e depois já é a classificação. Então acho que esse vai ser o maior diferencial, os pneus são bem diferentes, são bem mais macios”, completa Collet.

Campeão por antecipação da F4 Francesa em 2018, seu primeiro ano em monopostos, Caio também fez história no kartismo nacional antes de ir correr na Europa. 

O jovem piloto compete em corridas de kart desde 2009 e foi tetracampeão brasileiro, além de conquistar seis títulos paulistas e o bicampeonato do Top Kart Brasil.

Ao chegar no kartismo europeu em 2015, Collet levou o Brasil ao pódio do Mundial de Kart após um jejum de 17 anos. O brasileiro ainda falou sobre os sacrifícios de competir fora do Brasil. 

“Você tem que abrir mão de alguma coisa. Eu abri mão de bastante coisa quando eu vim para cá, da minha família, da minha casa, dos meus amigos e tudo mais”, diz Collet.

“Mas é o que eu escolhi fazer, então eu sou muito feliz aqui onde eu estou. É lógico que quando você tem uma corrida ruim, um final de semana ruim, você quer sua cama, você quer voltar para a sua família, sair com seus amigos e tudo mais. Mas são coisas que você tem que abrir mão”.

“Mas eu acho que eu já consegui me acostumar bem com isso, eu moro sozinho há dois ou três anos já aqui na Europa, então acho que eu consegui me acostumar bem, mas quando você está ali no carro, faz tudo valer a pena”, completou.

Além disso, Collet também valorizou a geração de pilotos que começou no kart com ele, como Marcel Coletta e Gianluca Petecof – mais jovem piloto da história da Stock Car e campeão da F3 Regional Europeia em 2020, respectivamente.

“Eu saí do Brasil e no meu primeiro ano eu fui Rookie Of The Year, eu fui terceiro no Mundial, eu tive pódio no Europeu e foi tudo das disputas que eu tive com o Gianluca, com o Marcel, com outros pilotos aqui no Brasil", diz Collet.

"E acho que a categoria, graças a Deus, no Brasil todas as categorias que eu fiz de kart foram bem fortes e foi o que me preparou quando eu fui para a Europa”, explicou Collet.

O programa Velocidade iCarros acontece semanalmente em nossos canais oficiais no YouTube e no Facebook. 

Confira o programa completo no link abaixo: 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.