Cingapura responderá se ascensão da Ferrari é real na F1

Equipe italiana busca terceira vitória seguida com Charles Leclerc, que venceu na Bélgica e na Itália

19/09/2019 - Rodrigo França / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O Grande Prêmio de Cingapura em Marina Bay, que acontece na Fórmula 1 desde 2008, será disputado neste final de semana na 15ª etapa da temporada. Após duas vitórias consecutivas do monegasco Charles Leclerc (Bélgica e Itália), a dúvida é saber qual Ferrari estará no grid neste domingo: a das últimas duas corridas ou a que decepcionou os tifosi na primeira metade do ano.

Caso a equipe italiana consiga manter sua ascensão no campeonato, o time pode até pensar em ameaçar a hegemonia da Mercedes no final ano com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Já as chances de Vettel ou Leclerc tirarem o hexa do atual líder do campeonato parece ser um sonho distante.

A vitória da equipe italiana em Monza foi a primeira desde 2010, quando Fernando Alonso triunfou no circuito. Bicampeão mundial de F1, o piloto espanhol foi o vencedor do primeiro GP disputado em Marina Bay em 2008, ano em que foi o quinto colocado da temporada com a Renault.

Cingapuragate

Foi o ano da polêmica batida proposital de Nelsinho Piquet, seu companheiro de equipe, que permitiu a estratégia de Alonso funcionar. O caso só foi descoberto no ano seguinte, após Nelson Piquet, pai de Nelsinho, revelar com exclusividade a história ao jornalista Reginaldo Leme.

O caso ficou conhecido como Cingapuragate e acabou com a saída de Flavio Briatore do circo da F1 – ele era apontado como o provável sucessor de Bernie Ecclestone para o futuro comando da categoria após a aposentadoria do então presidente da FOM (Formula One Management).

Disputa interna entre Vettel e Leclerc

Tetracampeão entre 2010 e 2013 com a Red Bull, Sebastian Vettel acumula erros desde a temporada passada e a ascensão de seu companheiro de equipe com certeza não o agrada. No entanto, o alemão admite que a parceria pela evolução do carro da Ferrari é essencial para que a equipe italiana possa disputar o resto da temporada de igual para igual a máquina da Mercedes, que ainda é superior em 2019.

“Do ponto de vista da equipe, acho importante trabalharmos juntos, não um contra o outro, isso parece funcionar para que seja importante. Caso contrário, seria um desperdício de energia", diz Vettel, que acumula 13 vitórias com a Ferrari desde que chegou à equipe em 2015 – o alemão também é o recordista de vitórias em Marina Bay juntamente com Hamilton, ambos com 4 triunfos.

Leclerc busca terceira vitória seguida

Após a vitória em Monza, o piloto monegasco é o novo xodó dos fãs da Ferrari e conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 em Spa-Francorchamps. Agora com 185 pontos, Charles está a três pontos do terceiro colocado, o holandês Max Verstappen, e busca se aproximar dos líderes (Hamilton, em primeiro, e Bottas, em segundo).

Sobre o circuito deste final de semana, Leclerc afirma que Marina Bay talvez seja a pista mais difícil para os pilotos fisicamente por conta do calor e da umidade. O traçado em Cingapura conta com mais de 5km de extensão e é o segundo mais lento do calendário. A pista também possui um traçado com retas curtas e mais curvas lentas, características que favorecem a Mercedes. A prova terá 61 voltas no domingo (22).

“É sempre um lugar especial para ir, porque é uma corrida noturna. Eu realmente gosto de pilotar à noite e, de alguma forma, parece muito mais rápido do que durante o dia”, afirma Leclerc, mesmo admitindo que a corrida deste final de semana deve ser mais difícil para a Ferrari do que as anteriores.

O forte da Ferrari nas duas últimas corridas foi justamente a velocidade final nas retas, já que Monza e Spa estão entre as pistas mais rápidas do calendário. Agora, no entanto, a F1 visita um dos circuitos mais travados da temporada. Há quem diga que os italianos podem se beneficiar do melhor motor justamente na retomada de velocidade, algo crucial em Cingapura.

Horários do final de semana em Cingapura

Os primeiros treinos livres da Fórmula 1 em Marina Bay começam nesta sexta-feira (20) com duas sessões, uma às 5h30 e a segunda às 9h30 (horários de Brasília). Ainda haverá um terceiro treino livre no sábado (21), às 7h, e o classificatório está marcado para às 10h do mesmo dia. No domingo (22), a prova terá largada às 9h10 e contará com transmissão ao vivo da TV Globo.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro