entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como um passeio no shopping terminou no grid da Indy-500

Felipe Giaffone conta como foi disputar a Indy-500 de maneira completamente inesperada em 2005

29/05/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Felipe Giaffone disputou centenas de corridas em sua carreira, mas uma das mais especiais acabou sendo de maneira completamente inesperada. Na estreia do programa ‘Velocidade iCarros’, que está disponível no YouTube e Facebok, o piloto relembrou que precisou correr do shopping em Indianápolis para o autódromo porque a equipe AJ Foyt tinha conseguido um carro de última hora para ele acelerar.

“Eu estava em Indianápolis, fui para tentar correr naquele ano, em 2005. Eu estava correndo de caminhão no Brasil. E o dono da minha ‘ex-equipe’ nos EUA tinha perdido o patrocínio de cigarro, que não podia mais patrocinar”, diz Giaffone, que disputou provas na Indy entre 1998 e 2006.

E daí ele me falou: ‘Eu acho que tem uma possibilidade de você correr em um carro legal, em um carro meu. Peguei o avião e fui com a minha mulher, a gente morava no Brasil”, conta Giaffone, que é tetracampeão da Fórmula Truck (2007, 2009, 2011 e 2016) e campeão da Copa Truck (2017).

No entanto, a primeira tentativa de Giaffone não deu certo. O patrocinador do carro deu para trás e o brasileiro voltaria para o Brasil no domingo em que o tradicional ‘Bump Day’ seria realizado para definir o grid das 500 Milhas de Indianápolis.

“Eu já estava preparado para voltar e foi um dia muito louco porque daí você vê o tamanho de Indianápolis”, diz Giaffone. “Me ligaram de novo, a secretária do AJ Foyt, que eu não conhecia: ‘Olha, a gente tem um carro, Felipe, que classifica’”, completa.

Ainda desconfiado de que aquilo não deveria estar acontecendo mesmo, o piloto brasileiro já tinha entregado suas credenciais da Indy-500 no dia anterior e teve que driblar o esquema de segurança para entrar no autódromo.

“Eu falei que não tinha credencial e ela me falou: ‘você vara toda a segurança, você não para, que estaremos com a polícia te esperando aqui”, afirma Giaffone.

“A hora que eu parei o meu carro, dentro do autódromo já, eu acho que tinha uns sete ou oito carrinhos de golf, polícia atrás de mim, para me pegar. E chegando lá, eu tive que fazer um exame médico para ver se eu passava. Eu já tinha visto essas histórias malucas e eu achava que era brincadeira, que era armação”, diz Giaffone

“Eu sempre achei que era uma brincadeira. E daí pegaram o meu capacete de um lado, puseram o banco que eu já tinha andado antes, foram lá e me colocaram no carro”, diz Giaffone, que também contou que tudo foi feito em cerca de uma hora, do shooping ao autódromo.

O piloto, inclusive, falou sobre a preparação mental que teve que realizar em poucos instantes para entrar na pista. “Eu uso até hoje isso, porque eu tive que dar um reset na cabeça. Indianápolis é um lugar que você tem que levar tão a sério, que na hora que o carro pegou, eu falei: ‘Meu Deus do céu’”, afirma Giaffone. “Então eu tive que fazer um trabalho de cabeça muito forte, de dar um reset, de buscar rápido tudo o que eu tinha passado e vivenciado naquele momento”, completa.

“Na hora que eu parei no box e perguntaram se eu queria pôr mais um jogo de pneus novos. Eu falei: ‘Eu quero, mas eu quero para a classificação’. Porque eu estava tão nervoso, tremendo com toda a situação, que eu queria acabar com isso logo”, diz. “Acabei largando em 33º, mas foi como uma vitória. A festa é maior do que a do cara que fez a pole porque você do nada entrou”, completa.

“Então naquele dia que era para eu estar indo para o Brasil à noite, eu estava indo para Nova York, em um avião privado da categoria, para tirar foto com os 33 melhores que estavam largando. Foi muito legal”, termina Giaffone.

Atualmente comentarista de F1 e também piloto na Copa Truck, Giaffone esteve no primeiro programa Velocidade iCarros junto com Pietro Fittipaldi, piloto de testes da Haas na F1, e o jornalista Rodrigo França. O primeiro programa trouxe histórias das maiores corridas do automobilismo mundial: o GP de Mônaco de F1 e as 500 Milhas de Indianápolis.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.