entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dupla brasileira enfrenta problemas no Dakar

Dupla brasileira Guiga Spinelli e Youssef Haddad enfrenta problemas no Dakar e vê chances de bons resultados diminuírem

07/01/2015 - Redação / Foto: Marcelo Maragni / Mitsubishi Divulgação / Fonte: iCarros

A terceira etapa do Rally Dakar 2015 contou com um trecho bem mais curto do que a anterior, mas que trouxe muitas dificuldades para os brasileiros. O trecho teve 284 km de especial, entre San Juan e Chilecito, na Argentina, passando por belíssimas regiões, cânions e por estradas repletas de pedras soltas.

Os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad caíram da 16ª para a 31ª posição no acumulado geral após enfrentarem problemas no trecho cronometrado. "Vínhamos super bem, ultrapassamos três carros e estávamos em ritmo forte. Mas faltando 120 km, quebrou o pivô da suspensão dianteira. Demoramos para fazer o reparo e seguimos com cautela redobrada", explica o piloto.

"Foi uma sucessão de infelicidades. Também furamos um pneu e passamos uma das entradas, perdendo tempo para achar o caminho correto. Logo depois tivemos o problema na suspensão. O parafuso também quebrou e tivemos que tirar toda a bandeja para fazer o reparo", disse Youssef. A dupla segue na prova, mas vê a chances de bons resultados diminuírem. "Vamos continuar e tentar ficar o mais próximo possível do Carlos e Paulo", afirma Guiga.

Pela primeira vez na disputa do Dakar, o navegador brasileiro Eduardo Sachs parece não sentir a pressão. Pelo contrário, ele conquistou a 17ª posição, um ótimo resultado para um estreante. Na classificação geral, o Nissan dele e de seu companheiro, o piloto português Ricardo Leal, é o 22º colocado. 

Liderança argentina

Em casa, os argentinos Orlando Terranova e Bernardo Graue, de Mini, comandaram o trecho cronometrado de 284 km na categoria dos carros, superando os problemas do dia anterior, quando sofreram um acidente nos últimos 10 km da especial e acabaram perdendo 20 minutos. A dupla venceu a terceira etapa com o tempo total de 2h57min28s.

A segunda posição ficou com o Toyota do sul-africano Giniel de Villiers, um 1min54s atrás do líder, seguido do saudita Yazeed Alrajhi, de mesmo carro, com 2min52s de diferença para o vencedor.

A Peugeot também comemora o resultado de ontem, quando conseguiu colocar um veículo entre os cinco primeiros graças aos espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz, que terminaram em quarto.

Vencedor das duas primeiras etapas - embora tenha perdido posições no primeiro dia em decorrência de uma punição -, o príncipe do Catar, Nasser Al-Attiyad, terminou a prova na quinta colocação, mantendo assim a liderança da categoria com seu Mini. 

Próxima etapa

A quarta etapa do Dakar 2015, disputada hoje (7), se despede temporariamente da Argentina e cruza a Cordilheira dos Andes em direção ao Chile. A fronteira entre os dois países está a 4.800 metros de altitude, no Passo de San Francisco, um desafio a mais para os pilotos e para os veículos devido ao ar rarefeito.

O percurso de Chilecito (ARG) a Copiapó (CHI) terá um total de 909 km, sendo 315 de trechos cronometrados. A especial começa por um trecho de mineração até entrar no Deserto do Atacama, com percurso aberto em meio à areia. Nos últimos 40 quilômetros, já será possível avistar as gigantescas dunas na chegada a Copiapó.

"Estamos indo em direção ao Chile com deslocamento bem grande para cruzar a fronteira e a altas atitudes. Com especial já do lado chileno, mais para o fim do dia e teremos bastante areia. Essa região de Copiapó é tradicional a presença das dunas, onde certamente encontraremos as dunas mais altas do rali e consideradas as maiores do mundo. É o momento onde o rali entra no Atacama", explica Guilherme Spinelli.

Resultados (extraoficiais) - Classificação geral do Dakar após três etapas – Carros

1º Nasser Al-Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA)  9h21min26s
2º Giniel de Villiers (RSA) / Dirk Von Zitzewitz (ALE)  +5min18s
3º Orlando Terranova (ARG) / Bernado Graue (ARG)  +18min05s
4º Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP)  +19min32s
5º Yazeed Alrajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE)  +20min08s
22º Ricardo Leal (POR) / Eduardo Sachs (BRA)  +1h35min45s
31º Guilherme Spinelli (BRA) / Youssef Haddad (BRA)  +2h38min13s 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.