entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

F1 Brasil: conheça detalhes de 3 carros lendários de Senna

Homenagem da F1 promove estreias de carros históricos de Senna em SP durante evento no Ibirapuera neste sábado

08/11/2019 - Rodrigo França / Foto: Norio Koike/ASE / Fonte: iCarros

Entre as diversas homenagens a Ayrton Senna neste ano, quando se completam 25 anos do legado do piloto tricampeão mundial, uma em especial será destaque para os fãs que estiverem em São Paulo: a exibição de três carros históricos da carreira do piloto.

Melhores destaques para você:
+ São Paulo recebe festival com carros históricos de Senna
+ F1 em Suzuka: relembre os títulos de Senna e Piquet no Japão
+ Estreia do capacete icônico de Ayrton Senna completa 40 anos
+ O dia em que Senna pilotou um McLaren com motor Lamborghini
+ Hockenheim: palco de época de ouro do Brasil vitorioso na F1
+ Há 35 anos, o primeiro show de Ayrton Senna na F1

Neste sábado, no Obelisco do Ibirapuera, o Heineken F1 Festival - Senna Tribute vai trazer o Toleman modelo TG184, usado pelo piloto brasileiro em sua primeira temporada na F1, em 1984, e a icônica Lotus modelo 97T, carro que lhe deu a primeira vitória na categoria, em Estoril, Portugal, no dia 21 de abril de 1985.

Posteriormente, no GP Brasil de F1, o carro com o qual Senna conquistou seu primeiro título mundial, em 1988, fará uma exibição: o lendário MP4/4, o último da era turbo da F1 e considerado por muitos fãs como  o melhor de todos os tempos, vencedor de 15 dos 16 GPs da época - Senna fez 13 poles, mesmo tendo como companheiro de equipe o já bicampeão do mundo Alain Prost.

Confira os principais detalhes destas máquinas históricas:

Toleman TG184

O carro do ano de calouro de Senna na F1 possuía um motor de 4 cilindros em linha Hart, suspensão com flexibilidade variável e pesava cerca de 540 quilos. Apesar de um motor pouco confiável ao longo da temporada de 1984, o chassi do TG184 era um dos destaques do carro por sua estabilidade.

No evento, o Toleman será guiado por Pietro Fittipaldi, piloto de testes da Haas na F1 e neto de Emerson Fittipaldi, e Felipe Massa.

Lotus 97T

Também com um peso de 540 quilos, o Lotus 97T contava com um tanque de gasolina de 220 litros, além do motor Renault V6. Assim como o Toleman, o Lotus 97T era pouco confiável, porém rápido. Em 1985, o carro levou a equipe a 8 poles, sendo 7 de Senna e uma de Elio de Angelis, além de três vitórias ao longo do ano.

Neste sábado (9), o carro será pilotado por Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de F1 e duas vezes vencedor da Indy-500, além de Felipe Massa.

McLaren MP4/4

A histórica parceria entre Senna, McLaren e Honda começou na temporada de 1988, na qual o brasileiro sagrou-se campeão pela primeira vez. O carro tinha um motor Honda V6 turbo, 150 litros de tanque de combustível e potência de 675 cavalos. A máquina da equipe inglesa foi uma das mais dominantes da história, conquistando 15 das 16 vitórias possíveis na temporada.

A exibição do carro de 1988 será feita poucas horas da largada no GP Brasil de F1 em Interlagos, que acontece no dia 17 de novembro. Bruno Senna, sobrinho do piloto e campeão mundial de WEC, conduzirá o McLaren.

O evento

A boa notícia para os fãs de Ayrton Senna é que o Heineken F1 Festival – Senna Tribute terá entrada franca. O evento será das 12h até 18h e ainda terá carros da F1 atual, como o Mercedes, pilotado por Esteban Gutierrez, e o Renault, que será pilotado pelo jovem Caio Collet, brasileiro de apenas 17 anos que é um dos destaques das categorias de base na Europa.

Confira a programação deste sábado no Ibirapuera:

12h - DJ Ney Faustini;

13h20 - Drifting Show do Drift Meet Team + Mercedes 190E da Nürburgring de 1984;

13h45 - Show de kart com Tuka Rocha, Olin Galli, Beto Monteiro, entre outros;

14h30 - Volta rápida da Toleman modelo TG184, usado pelo piloto brasileiro em sua estreia na F1, em 1984. Carro será pilotado por Pietro Fittipaldi e Felipe Massa;

14h55 - Volta rápida da Mercedes AMG Petronas Motorsport. Modelo será pilotado por Esteban Gutierrez;

15h05 - Volta rápida da Renault F1 Team. Modelo será pilotado por Caio Collet;

15h30 - Ducati show com a Ducati Panigale 1199 S Senna;

16h20 - Volta rápida da Lotus modelo 97T, carro que lhe deu a primeira vitória na categoria, em Estoril, Portugal, no dia 21 de abril de 1985. Carro será pilotado por Felipe Massa e Emerson Fittipaldi;

17h - DJ Medvza.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.