Ford vs Ferrari concorre ao Oscar de Melhor Filme

Filme que retrata rivalidade histórica nas pistas entre as duas grandes montadoras recebeu 4 indicações ao Oscar

14/01/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Foto: Merrick Mortonfox / Fonte: iCarros

O filme Ford vs Ferrari, que retrata uma rivalidade histórica do automobilismo que tem como pano de fundo as 24 Horas de Le Mans, está entre os nove indicados para o Melhor Filme do Oscar 2020. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta segunda-feira (13) todos os indicados ao Oscar e o Ford vs Ferrari recebeu 4 indicações para os prêmios que serão entregues em 9 de fevereiro, na Califórnia.

Melhores destaques para você:
+ Touring Ka: o Ka de quatro portas que a Ford nunca fez
+ Fittipaldi na F3 e Piquet na F2: nova geração sonha com F1
+ A estreia de Fernando Alonso no Rally Dakar

Para não dar muito “spoiler” aos que ainda não assistiram, vamos lembrar apenas um pouco da história do filme. O longa foca no duelo entre Ford e Ferrari nas 24 Horas de Le Mans de 1966, quando os norte-americanos montaram um projeto para quebrar o domínio dos italianos e, consequentemente, buscar a primeira vitória para a Ford na prova mais tradicional do endurance mundial.

Atores de destaque

Matt Damon e Christian Bale não foram indicados ao Oscar 2020, mas foram grande destaque pela interpretação dos personagens Carroll Shelby e o Ken Miles, respectivamente.

Engenheiro do projeto do Ford GT 40, Shelby viu em Miles um piloto diferente e capaz de comandar o desenvolvimento do carro nas 24 Horas de Le Mans. Juntos, a dupla mostra bastante de como é feita a relação de confiança entre piloto e engenheiro, que até hoje é possível acompanhar nas centenas de categorias pelo mundo no automobilismo.

O iCarros esteve in loco no evento de lançamento do filme, em maio de 2019, antes das 500 Milhas de Indianápolis, nos EUA. Damon e Bale, além de responderem perguntas da imprensa, ainda tiveram a honra de darem a bandeira verde para a largada da principal prova do automobilismo americano.

+ Mais uma rivalidade das pistas vira filme: Ford vs Ferrari

Os 9 concorrentes na disputa pelo Melhor Filme do Oscar 2020

É bem verdade que o Ford vs Ferrari terá grandes concorrentes na disputa pelo Oscar de Melhor Filme. Eles estarão na disputa contra: O Irlandês, Jojo Rabbit, Coringa, Adoráveis Mulheres, História de um Casamento, 1917, Era uma Vez...em Hollywood e Parasita.

O filme de automobilismo pode até ser um considerado um “azarão” se for colocado em comparação com filmes bem mais característicos do cinema “hoolywoodiano”, como O Coringa e O Irlandês, mas só de estar entre os finalistas já é motivo para muita comemoração dos produtores e do diretor James Mangold.

Aquele som que arrepia os fanáticos por corrida

A experiência de assistir Ford vs Ferrari no cinema é realmente fantástica. Não à toa, o filme está concorrendo também aos prêmios de Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhor Montagem.

Na sala, você basicamente se prenderá na cadeira por 2h30 e o tempo passará muito rápido, assim como os carros fazem nas clássicas retas do circuito de Le Mans. Tudo graças a adrenalina que o filme consegue passar para o espectador com as imagens e sons das disputas nas ultrapassagens. É bem possível que o filme deva entrar em cartaz no Netflix nos próximos meses, mas se você ainda tiver a possibilidade de assistir Ford vs Ferrari no cinema, não deixe de ir.

Apesar de serem filmes com histórias diferentes, o Ford vs Ferrari com certeza pode ser colocado na mesma prateleira do filme Rush – No Lime da Emoção (2013), que retratou a rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt na F1. A diferença é que o filme sobre os rivais da F1 acabou sendo ignorado pelo Oscar, não recebendo nenhuma indicação. Para os fãs do automobilismo, pelo menos a injustiça não foi repetida com Ford vs Ferrari.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro