Mural de Ayrton Senna é destaque nos 80 anos de Interlagos

Eduardo Kobra pintou um mural em homenagem ao maior ídolo brasileiro das pistas na comemoração de 80 anos do autódromo

15/05/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Felipe Del Valle/RF1 / Fonte: iCarros

Principal autódromo do Brasil, Interlagos comemorou seu aniversário de 80 anos de uma maneira diferente em 12 de maio. Sem corridas, o palco de grandes glórias do esporte recebeu a inauguração do Mural Ayrton Senna – Superação, que foi lançado oficialmente em uma LIVE nas redes sociais do piloto. A obra de 27 metros de altura e 10 metros de comprimento foi pintada por Eduardo Kobra, que é um grande fã do legado do piloto.

“Senna transformou o ato de pilotar carros de corrida em, além de um esporte, uma verdadeira arte, que encantava a todos”, disse Kobra. “Em todos os murais que faço no mundo pinto a bandeira do Brasil, o que é influência direta do orgulho que Ayrton Senna tinha de carregar a bandeira brasileira após as provas e principalmente do desejo que ele tinha de compartilhar com todos os brasileiros as suas conquistas”, completa Kobra.

Além de Senna, vários outros pilotos fizeram história no Autódromo José Carlos Pace, que passou por muitas reformas desde sua criação em 1940. Até o comprimento do traçado já passou uma alteração drástica entre 1989 e 1990, sendo reduzido de 7.960 metros para 4.309 metros.

Para comemorar esse aniversário de 80 anos de Interlagos, vamos relembrar 8 vitórias muito marcantes no circuito, sendo sete delas de pilotos brasileiros na F1.

1 - José Carlos Pace – 1975

José Carlos Pace conquistou apenas uma vitória na F1, mas certamente foi no local possível. O triunfo em Interlagos foi histórico pilotando a Brabham com motor Ford. O piloto que faleceu apenas dois anos depois em um acidente de helicóptero e teve seu nome registrado no próprio autódromo como forma de homenagem.

2 - Emerson Fittipaldi - 1973

A primeira vitória de um brasileiro em Interlagos aconteceu com Emerson Fittipaldi em 1973. Pilotando uma Lotus de motor Ford, o bicampeão mundial de F1 largou na segunda posição, mas assumiu o primeiro lugar ainda na largada e dominou a prova, fazendo uma grande festa naquele seria o primeiro GP do Brasil de F1 oficial.

3 - Ayrton Senna em 1991

Ayrton Senna já era o principal nome da F1 em 1991, mas faltava conquistar uma vitória em casa na carreira. Foi justamente nessa corrida épica em Interlagos que ele conseguiu quebrar o tabu. Senna dominou a prova, mas teve que pilotar as 10 voltas finais com problemas de câmbio, completando as últimas apenas com a sexta marcha. Essa prova épica ficou imortalizada na memória dos brasileiros.

Leia também: Senna teve influência de 5 grandes pilotos em suas técnicas de pilotagem. Conheça agora os 5 pilotos que inspiraram Ayrton Senna nas pistas

4 - Felipe Massa - 2006

Em um cenário perfeito, Felipe Massa conquistou sua primeira vitória em Interlagos na F1 em 2006. Vestindo um macacão especial nas cores do Brasil, ele dominou a prova desde o classificatório, quando fez a pole position. A prova ainda marcou o final de um jejum de 13 anos sem vitórias de um brasileiro em casa na F1.

5 - Emerson Fittipaldi – 1974

A segunda vitória de Emerson Fittipaldi também foi muito especial na F1, desta vez pilotando a McLaren-Ford. Em 1974, Emerson ainda conquistaria seu bicampeonato mundial, após ter sido campeão também em 1972. Na prova de Interlagos, Emerson chegou a perder a liderança para Carlos Reutemann e Ronnie Peterson nas primeiras voltas, mas recuperou o primeiro lugar com uma bela ultrapassagem na 16ª volta sobre Peterson, para delírio de Interlagos. Após essa ultrapassagem, ninguém conseguiu segurar a McLaren de Emerson até o final das 40 voltas.

6 - Ayrton Senna - 1993

Em 1993, Ayrton Senna não precisou lutar contra o próprio carro para vencer, mas tinha um adversário até mais complicado, as Williams de Alain Prost e Damon Hill. Largando em terceiro, o brasileiro pulou para a segunda posição ao superar o francês na largada. No meio da prova, Ayrton foi punido com um stop and go de 10 segundos, mas foi aí que veio uma ajudinha dos céus para que ele retornasse na disputa pela vitória. Começou a chover.

Na segunda parte da prova, Senna aproveitou a batida de Prost com a pista molhada para voltar ao segundo lugar e, quando a pista começou a seca, colocou pneus slicks em sua McLaren para voltas depois superar Hill na 41ª volta. A partir daí, Senna liderou até o final. Na bandeirada, a arquibancada de Interlagos foi ao delírio, com os fãs invadindo o circuito.

7 - Felipe Massa – 2008

A última vitória de Felipe Massa em Interlagos foi também a sua última na F1 e a mais dolorosa. Em dia impecável do brasileiro, Massa lutava pelo título da temporada contra ninguém menos que Lewis Hamilton, ainda em seu início de carreira na McLaren. Na última volta, Massa chegou a completar a prova em um cenário que lhe daria o título, com Hamilton em quinto lugar. Na curva da junção, nos metros finais, Hamilton conseguiu alcançar o quarto lugar passando Timo Glock e garantiu o título de 2008 no foi que a decisão mais emocionante da história da F1.

8 - Vitória de Button e título de Vettel - 2012

Tetracampeão mundial de F1, Sebastian Vettel conquistou seu tricampeonato em uma prova emocionante em Interlagos na temporada 2012. O alemão rodou ainda na primeira volta após um toque com Bruno Senna, mas mesmo assim conseguiu chegar em sexto lugar, garantindo o título mundial com apenas três pontos de vantagem sobre Fernando Alonso, da Ferrari. O espanhol foi o segundo na prova, atrás apenas de Jenson Button, vencedor da corrida com a McLaren.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro