entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Os segredos para pilotar os carros elétricos de turismo

Cacá Bueno e Sérgio Jimenez relembram as principais referências que o piloto deve ter para acelerar no Jaguar eTROPHY

22/05/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Uma das principais referências de um piloto de F1 ou de qualquer outra categoria tradicional do automobilismo costuma ter é o barulho do motor, que emite aquele som que o apaixonado por corrida adora. Mas o mundo está mudando, assim como os próprios carros de corrida.

No Jaguar I-PACE eTROPHY, categoria com carros de turismo 100% elétricos, os pilotos do grid precisaram se reinventar após décadas pilotando pelo som do carro. É o caso de Sérgio Jimenez, campeão mundial da categoria em 2018, e de Cacá Bueno, que também garantiu o vice para a equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil.

“O mais impressionante de pilotar o carro elétrico foi ter visto o quanto nós pilotávamos antes sempre por barulho. Lembro que pilotamos em setembro de 2018, em Silverstone, pela primeira vez o carro do Jaguar eTROPHY. Saímos do box e não tinha barulho, trocava de marchas e nada daquele som característico dos carros. Quando você sai do box e não tem quase nada de som, você tem que criar novas referências para sua técnica de pilotagem”, lembra Jimenez.

Pentacampeão da Stock Car e acostumado a acelerar o motor V8 da principal categoria do Brasil, Cacá também lembrou desse início de trabalho de adaptação.

“É bem curioso essa diferença de som, começamos a ouvir o barulho das pedrinhas batendo embaixo do carro. Foi assim que começava a perceber a velocidade que eu estava acelerando. Quanto mais as pedrinhas do circuito de rua batiam na parte inferior do carro, mais você sabia que estava rápido”, lembrou Cacá.

Mesmo com anúncio de que a temporada 2019/2020 será a última da categoria, Cacá exaltou o trabalho feito pela Jaguar Racing no crescimento do Jaguar I-PACE eTROPHY, principalmente pelo foco em ser uma categoria sustentável.

“A dificuldade de dirigir o carro no começo existiu, mas depois encontramos um setup muito bom graças ao trabalho da equipe, em especial do Gabriel (Portuga), nosso engenheiro. O mais legal e sensacional do campeonato é que lá estamos usando o automobilismo para falar de outras coisas, como mobilidade urbana, sustentabilidade e novas tecnologias”, lembrou Cacá.

Em live do iCarros, que também contou com a participação de Jimenez e Guiga Spinelli (rally), Cacá também exaltou o formato da competição.

“No Jaguar I-PACE eTROPHY nós estamos incentivando as empresas a buscarem um mundo melhor e mais limpo. É sensacional correr nas grandes capitais do mundo, com carros elétricos sempre muito perto do muro. São os carros do futuro, que em breve serão bem mais fáceis de dirigir do que os que estávamos acostumados”, lembrou Cacá. O vídeo completo está disponível no YouTube do iCarros. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.