Príncipe do Catar é bicampeão no Rally Dakar

Mini vence o Rally Dakar pela quarta vez consecutiva e príncipe do Catar Nasser Al-Attiyah conquista bicampeonato

19/01/2015 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Pela quarta vez consecutiva, a Mini conquistou o primeiro lugar no Rally Dakar, uma das provas off-road mais complexas do mundo. Em sua 37ª edição, o Dakar terminou no sábado (17) e viu o príncipe do Catar Nasser Al-Attiyah se tornar bicampeão após liderar a classificação geral desde o segundo dia.

"Eu prometi no ano passado, quando estava no pódio, que estaria aqui novamente em busca da vitória este ano e deu certo. Desde o início foi muito difícil liderar a corrida e continuar mantendo a posição durante tanto tempo. Estou muito feliz com este grande resultado e quero agradecer a todos os mecânicos e à equipe pelo grande trabalho que fizeram durante estas duas semanas”, disse Al-Attiyah.

Em 2015, o rali percorreu mais de 9.000 km em 13 etapas, atravessando Argentina, Chile e Bolívia. Os competidores tiveram que enfrentar regiões inóspitas e muito difíceis, como o Deserto do Atacama, a Cordilheira dos Andes e o Salar do Uyuni. 

Ao todo, os carros Mini ALL4 Racing ganharam este ano 11 etapas no Dakar, sendo cinco do príncipe Al-Attiyah. Além disso, quatro carros foram classificados entre os cinco melhores na classificação geral.

A dupla segunda colocada entre os carros - 35min34s atrás do líder -  foi Giniel de Villiers (RSA) e Dirk Von Zitzewitz (ALE) com um Toyota, enquanto o Mini de Krzysztof Holowczyc (POL) e Xavier Panseri (FRA) ficou com o terceiro lugar, 1h32min01s atrás do campeão. 

Brasileiros

O estreante Eduardo Sachs, navegador brasileiro que disputou a competição ao lado do piloto português Ricardo Leal, com um carro Nissan, ficou com o 25º lugar no acumulado.

Já a dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad abandonou a competição na nona etapa, disputada na terça-feira (13), quando ocupava a 15ª colocação na classificação geral. Com problemas na direção hidráulica de seu Mitsubishi, a dupla não conseguiu completar o trajeto e foi desclassificada.

Estreantes

A Peugeot termina seu primeiro Dakar após um intervalo de 25 anos desde a última participação com dois de seus três 2008 DKR tendo completado a tarefa. Stéphane Peterhansel e o co-piloto, Jean-Paul Cottret, finalizaram a competição em 11º, enquanto Cyril Despres e Gilles Picard ficaram com a 34ª posição. 

A Renault já está em sua terceira participação no Rally Dakar. Já o Duster é estreante. Conduzido pela dupla Emiliano Spataro e Benjamin Lozada, o modelo que está competindo pela primeira vez na prova com seu novo motor V8 terminou na 21ª colocação na classificação geral.

Resultado do Rally Dakar 2015

1º Nasser Al-Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA) #301 (Mini) 40h32min25s
2º Giniel de Villiers (RSA) / Dirk Von Zitzewitz (ALE) #303 (Toyota) +35min34s
3º Krzysztof Holowczyc (POL) / Xavier Panseri (FRA) #307 (Mini) +1h32min01s
4º Eric Van Loon (HOL)/ Wouter Rosegaar (HOL) #314 (Mini) +3h01min52s
5º Vladimir Vasilyev (RUS) / Konstantin Zhiltsov (RUS) #310 (Mini) +3h12min41s 
25º Ricardo Leal (POR) / Eduardo Sachs (BRA) #360 (Nissan) +11h29min01s 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro